FIERN fez um trabalho junto à CBTU [Companhia Brasileira de Trens Urbanos] e à Prefeitura do Natal para projetar um acesso adequado para desenvolver essas atividades no terminal. Foto: Fiern

FIERN fez um trabalho junto à CBTU [Companhia Brasileira de Trens Urbanos] e à Prefeitura do Natal para projetar um acesso adequado para desenvolver essas atividades no terminal. Foto: Fiern

Polícia

Indústria FIERN defende emendas federais para acesso ao Terminal Pesqueiro de Natal

O Terminal, considerado essencial para o desenvolvimento da atividade pesqueira do estado, especialmente do atum, conta com uma capacidade de 4.460 toneladas por ano de pescados

por: Fiern

Publicado 11 de novembro de 2025 às 17:45

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) defendeu a destinação de emendas da bancada federal do RN para a construção de um acesso ao Terminal Pesqueiro de Natal. O diretor 2º secretário da FIERN, Etelvino Patrício, representou a Federação na reunião com deputados federais e senadores para debater demandas por recursos de emendas parlamentares ao Orçamento Geral da União (OGU) de 2026, na manhã desta segunda-feira (10), no Hotel Senac Barreira Roxa.

O Terminal, considerado essencial para o desenvolvimento da atividade pesqueira do estado, especialmente do atum, conta com uma capacidade de 4.460 toneladas por ano de pescados. No último mês de agosto, o equipamento foi arrendado pela TURC Serviços Marítimos, que passou a ser responsável pela administração do terminal.

“O Rio Grande do Norte desponta como possível mediador para toda uma frota de pesca que atua no Atlântico Sul. Com o terminal atuando, conseguimos atender também a logística e manutenção de embarcações, uma atividade que tem muito a crescer no nosso estado”, destacou Patrício. “Porém, o equipamento tem uma restrição de acesso. Para isso, a FIERN fez um trabalho junto à CBTU [Companhia Brasileira de Trens Urbanos] e à Prefeitura do Natal para projetar um acesso adequado para desenvolver essas atividades no terminal.”, acrescentou.

“Essas atividades possibilitam a geração de 8 mil empregos, bem como uma movimentação econômica de R$ 200 milhões. O projeto do acesso já existe e precisa ser viabilizado, com um valor de R$ 10 milhões. E o nosso pleito é para que a bancada olhe com atenção para esse pedido que pode garantir desenvolvimento e geração de emprego para a população”, concluiu o diretor da FIERN.

O projeto original do Terminal Pesqueiro prevê cais de atracação com 8,74 metros de largura e aproximadamente 305 metros de comprimento; galpão para recepção, limpeza, processamento e frigorífico; prédio administrativo; posto de serviço e abastecimento; reservatório elevado; guarita de controle de acesso; além de instalações frigoríficas, com fábrica de gelo em escama com capacidade de 60 toneladas/dia e silo para estocagem de até 180 toneladas. O projeto contempla ainda áreas para administração e para órgãos fiscalizadores federais e estaduais.

O deputado federal Robinson Faria, coordenador da bancada federal do RN, ressaltou a importância do encontro com as instituições do estado para debater a destinação de recursos. “É um encontro objetivo e muito importante para ouvirmos as demandas do Rio Grande do Norte para as emendas parlamentares. Após ouvir as diversas instituições representativas, debateremos conjuntamente para onde serão destinadas as emendas”, disse.

A coordenadora executiva de Relações Institucionais e com o Mercado da FIERN, Ana Adalgisa Dias, também participou da reunião.

Tags