Voltalia atingiu, com dois anos de antecedência, a meta de 8 GW de capacidade operada para clientes terceiros

Cotidiano

Energia Com novos acordos no Brasil, Voltalia chega a 8,3 gigawatts de capacidade sob gestão para terceiros

A empresa de energias renováveis assinou 937 megawatts em novos acordos no Brasil, alcançando a marca de 8,3 gigawatts operados para terceiros, meta que era prevista para 2027

por: NOVO Notícias

Publicado 5 de novembro de 2025 às 13:33

A Voltalia, empresa internacional de energias renováveis, anuncia a assinatura de 937 megawatts em novos contratos de manutenção no Brasil. Com esses acordos, a capacidade operada em nome de terceiros chega a 8,3 gigawatts, quase dois anos antes da meta estabelecida para 2027.

“Tenho o prazer de anunciar que, em meados de outubro, ultrapassamos a marca de 8 gigawatts de capacidade operada em nome de clientes terceiros. Atingir esse marco quase dois anos antes do previsto representa um grande passo para a Voltalia. É um sucesso coletivo que reconheço com entusiasmo e agradeço sinceramente a todas as nossas equipes. Esse marco fundamental reflete a confiança renovada de nossos parceiros e confirma nossa capacidade de apoiar a transição energética em larga escala a longo prazo”, afirmou Robert Klein, CEO da Voltalia.

Um forte impulso na atividade de serviços

Este importante marco ilustra o crescimento consistente da vertical de Serviços do grupo, impulsionado em particular pela assinatura de novos contratos de Operação e Manutenção (O&M) com parceiros líderes como Kroma Energia, EDP, Newave, Gerdau e Kairós Wind, geridos pela Semper Energia, representando um total de 937 megawatts:

  • O projeto solar Barro Alto (451 megawatts) com a Newave e a Gerdau
  • O projeto solar Arapuá (250 megawatts) com a Kroma Energia
  • O projeto eólico Serra da Borborema (124 megawatts) com a EDP
  • O projeto eólico Kairós (112,5 megawatts) com a Semper Energia

No início deste ano, a Voltalia também assinou novos contratos na Irlanda, França e Portugal, destacando o bom momento de suas atividades de manutenção.

Alcançar este marco estratégico reflete a confiança depositada na Voltalia pelos principais players do setor e reforça ainda mais a sua posição como parceiro preferencial em serviços dedicados a clientes terceiros.

“Esse resultado é fruto de uma trajetória construída com dedicação e parceria. O Brasil tem desempenhado um papel decisivo na consolidação global da Voltalia em serviços, mostrando que é possível crescer combinando excelência técnica, inovação e propósito. Chegar a esse marco reforça a relevância do país dentro da estratégia global da empresa e o compromisso contínuo em oferecer soluções de alto desempenho aos nossos clientes”, celebrou Nicolas Thouverez, Head Latam e CEO da Voltalia Brasil.

O Brasil se tornou protagonista na expansão global da vertical de Serviços, respondendo por três quartos da capacidade total operada para clientes terceiros. Em apenas cinco anos, o portfólio nacional saltou de 967 megawatts para 7,3 gigawatts sob gestão, refletindo a confiança de grandes players do setor e uma operação robusta apoiada em tecnologia de ponta e equipes especializadas. No coração dessa operação está o Centro de Operações e Geração (COG), em Mossoró (RN), de onde a companhia monitora em tempo real usinas eólicas e solares em seis estados, garantindo performance e disponibilidade contínuas.

Tags