Daniela Freire, jornalista

Daniela Freire, jornalista

Opinião

Opinião Daniela Freire: Cadu Xavier considerou “excelente” conversa com Fernando Haddad

O Governo Fátima Bezerra buscou ajuda do Governo Lula para fechar as contas e equilibrar a situação fiscal. Pelo visto, resultado positivo

por: Daniela Freire, do NOVO Notícias

Publicado 3 de novembro de 2025 às 16:15

Nada é por acaso
Na semana passada, logo após o massacre politiqueiro promovido pelo Governo Cláudio Castro nos morros do Alemão e Penha, chamou a atenção uma reportagem do jornal estadunidense “The New York Times” associando a ‘operação’ no Rio ao pedido do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) para que Trump bombardeasse navios na Baía de Guanabara.

De olho
O ‘toque’ dado pelo NY Times foi publicado pelo portal Poder 360 e é muito pertinente. Em um dia, Flávio Bolsonaro pede que os EUA ataquem o RJ; meses antes, o Governo bolsonarista do Estado havia enviado relatório ao país sobre o crime organizado e sugerindo dar ao Comando Vermelho a classificação de “narcoterrorista” – essa nomeação abriria propositadamente una brecha para a interferência estadunidense no nosso território!

Continuando…
Agora, no início de outubro, vale lembrar, Flávio Bolsonaro fez uma viagem aos EUA para “buscar informações mais precisas sobre a recente aproximação entre Lula e Donald Trump”. Na última terça-feira, 28, veio a “chacina Cláudio Castro”, como se o governador bolsonarista estivesse querendo ‘exibir’ aos EUA o ‘narcoterrismo’ insinuado no documento em que a gestão fluminense disse considerar “terrorista” a facção (CV), diferentemente do que entende a gestão federal.

Tudo orquestrado
E, quase imediatamente, a desinformação da extrema-direita de que o Governo Lula falha na segurança pública – que é de responsabilidade principal dos estados brasileiros – se espalha pelas redes nas vozes de gente como o deputado federal Nikolas Ferreira, um dos maiores propagadores de fake news da política atual, que teve primo preso por tráfico e defendeu o ex-deputado Roberto Jefferson quando recebeu a PF à bala e granada – bandido bom não é morto? Junto a isso, a ação coordenada dos governadores de extrema-direita em apoio à chacina de Cláudio Castro. Todos contra a PEC da Segurança, que tem o objetivo de coordenar ações de enfrentamento ao crime organizado no Brasil entre estados e União.

Conclusão
Com a economia ‘bombando’, não está dando certo derrubar o crescimento da popularidade de Lula – segundo as últimas pesquisas divulgadas ele vence em todos os cenários em 2026; A tentativa de colocar Trump contra o presidente petista e contra o Brasil foi tiro de fuzil no bolsonarismo; O que sobrou para essa turma que já provou que quer o mal do Brasil? Esse teatro horroroso e macabro de matar para fazer politicagem em cima corpos, sejam eles de bandidos, de moradores inocentes das favelas e até mesmo de policiais! É zero respeito a vida, a verdade, ao país!

Carnificina como objetivo
Dessa forma, fica claríssimo o plano político por trás da operação no Rio: buscar a narrativa eleitoreira para essa gente em 2026. Para isso, seria preciso tentar diminuir o sucesso das operações promovidas pela PF no Governo Lula, que estão desbaratando as conexões que abastecem financeiramente as facções criminosas. Enquanto isso, Cláudio Castro estava articulando para colocar na Assembleia Legislativa do Rio o amigo e abastecedor de armas e granadas para o Comando Vermelho TH Joias!

“Conversa excelente”.
Foi assim que o secretário de Fazenda do RN e pré-candidato a governador Cadu Xavier definiu, em contato com a coluna, o encontro com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na semana passada. O Governo Fátima Bezerra buscou ajuda do Governo Lula para fechar as contas e equilibrar a situação fiscal. Pelo visto, resultado positivo.

Tags