Uma jovem conhecida como Penélope, ou "Japinha", morreu durante a operação policial realizada na terça-feira (28) n
Penélope, conhecida como “Japinha”, estava entre os 121 mortos na Operação Contenção. Segundo a investigação, ela era considerada “linha de frente” do Comando Vermelho
Publicado 1 de novembro de 2025 às 12:14
Uma jovem conhecida como Penélope, ou “Japinha”, morreu durante a operação policial realizada na terça-feira (28) nos Complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro. A polícia a apontava como “linha de frente” do Comando Vermelho e uma combatente de confiança da facção.
Segundo a investigação, ela teria resistido à abordagem e atirado contra os agentes, sendo atingida no rosto durante o confronto. Após a ação, imagens e vídeos do corpo da jovem circularam nas redes sociais.

A irmã de Penélope pediu que as fotos não sejam mais compartilhadas. “Pessoal, aqui é a irmã da Penélope. (…) por favor parem de postar as fotos dela morta, eu e minha família estamos sofrendo muito”, escreveu. Ela afirmou que a conta será usada para publicar homenagens.
A família também aponta que contas falsas em redes sociais usando o nome e as fotos de Penélope. Os perfis se passam pela jovem e acumulam seguidores, prometem transmissões ao vivo ao atingir determinado número de seguidores e chegam a exibir propagandas de jogos de apostas.
A Polícia Civil do Rio de Janeiro atualizou para 121 o número de mortos na megaoperação, batizada de Operação Contenção. A ação envolveu cerca de 2.500 agentes das polícias Civil e Militar com o objetivo de frear o avanço territorial do Comando Vermelho e cumprir mandados de prisão, incluindo alvos de outros estados.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias