O espetáculo “Efeito Manada”, coreografado por Anderson Leão, investiga o comportamento coletivo e suas influências nas decisões individuais. Foto: Divulgação

O espetáculo “Efeito Manada”, coreografado por Anderson Leão, investiga o comportamento coletivo e suas influências nas decisões individuais. Foto: Divulgação

Cultura

Espetáculo Companhia de Dança do Teatro Alberto Maranhão comemora 27 anos e apresenta clássicos

Fundada em 1998, a CDTAM tem se destacado pela construção de uma linguagem corporal própria, que dialoga com temas sociais, culturais e afetivos do Nordeste

por: Assecom Governo do RN

Publicado 27 de outubro de 2025 às 21:30

Referência na dança contemporânea potiguar, a Companhia de Dança do Teatro Alberto Maranhão (CDTAM) comemora 27 anos de trajetória com uma programação especial no palco do Teatro Alberto Maranhão, em Natal (RN). As apresentações ocorreram nesta segunda e terça (27 e 28), com os espetáculos Efeito Manada, Gonzagando e Lança, obras que expressam as atrações e a força criativa do grupo.

Fundada em 1998, a CDTAM tem se destacado pela construção de uma linguagem corporal própria, que dialoga com temas sociais, culturais e afetivos do Nordeste. Ao longo de quase três décadas, formou gerações de bailarinos, promoveu intercâmbios artísticos e levou o nome do Rio Grande do Norte a palcos de várias partes do país.

O espetáculo “Efeito Manada”, coreografado por Anderson Leão, investiga o comportamento coletivo e suas influências nas decisões individuais. Já “Gonzagando”, de Juarez Moniz e Gustavo Santos, homenageia o rei do baião Luiz Gonzaga, revisitando o universo nordestino em ritmo e movimento. Fechando a programação, “Lança”, de Sérgio Galdino, propõe uma leitura contemporânea do maracatu rural, tradição popular de força e resistência.

Em 2025, a CDTAM fez uma turnê financiada pelo SESI-SP, com 10 apresentações do espetáculo Lança, nas cidades de Itapetininga, São José dos Campos, Santa Rita do Passa Quatro, Cosmópolis, Atibaia e São Paulo. Neste ano também foi convidada para a Mostra Giro 8, em sua 8ª edição, Mostra Brasilidades, com o espetáculo Gonzagando.

O CDTAM foi criado em 1998 e está integrado à Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (EDTAM) e ao Teatro Alberto Maranhão (TAM), equipamentos administrados pela Fundação José Augusto, vinculados à Secretaria de Estado da Cultura e ao Governo do Rio Grande do Norte. Em seus 27 anos de trajetória, sob a direção de Wanie Rose, recebeu mais de 100 prêmios ao participar de festivais de dança no Brasil e no exterior.

SERVIÇO: 27 anos da CDTAM | Efeito Manada, Lança e Gonzagando

Data: 27 e 28 de outubro de 2025 (segunda e terça) | Horário: 19h

Entrada R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) – à venda na bilheteria do TAM a partir das 17h.

Local: Teatro Alberto Maranhão (TAM) – Praça Augusto Severo, S/N. Ribeira. Natal (RN).

Tags