Um flashmob promovido pela Prefeitura do Natal animou clientes presentes ao Midway Mall na tarde desta quinta-feira (23). A Banda Sinfônica e o Ballet Municipal apresentaram números artísticos pelos corredores do shopping e cumpriram o propósito de levar arte onde o público está.
O advogado Daniel Medeiros convidou o resto da família espalhada no shopping para conferir a apresentação. “Muito bom. Chamei sobrinhos, minha mãe para assistirmos juntos. Nos proporcionou um momento bonito em família”. O aposentado Dimas Medeiros pediu mais. “Muito bom. Espero que se repita, pelo menos nesse período natalino”.
E esta é a ideia da Secretaria Municipal de Cultura. “Queremos levar a arte para o espaço público, surpreender, encantar as pessoas e gerar curiosidade sobre os grupos culturais mantidos pela Prefeitura do Natal”, comentou a titular da Secult Natal, Iracy Azevedo. Outro objetivo apontado pela secretária é dar visibilidade às manifestações culturais do município, especialmente à Banda Sinfônica e ao Ballet Municipal, ambos formados por artistas de alto nível e com acesso gratuito à população.
O flashmob teve início na praça de alimentação. Bailarinas “à paisana” iniciaram a coreografia e chamaram atenção do público. Em seguida, acompanhadas dos músicos da Sinfônica, desceram as escadas ao som de Jingle Bell Jazz até o espaço montado no centro principal do shopping, na entrada da Avenida Nevaldo Rocha, onde entoaram ainda White Christmas, I Dreamed a Dream, Linda Baby e Asa Branca, sob aplausos do público, que se amontoou ao lado do concerto ou na sacada dos três andares do Midway.
O diretor da Escola Municipal Ballet Roosevelt Pimenta, Dimas Carlos, ressaltou a importância da ação: “Temos uma escola de ballet que este ano completa 51 anos e muito natalense nunca viu uma apresentação. Então essa é uma maneira de levarmos os produtos culturais do município à população. Precisamos ser vistos e precisamos servir, porque é o natalense que paga a manutenção do balé, da Sinfônica. É bom para o público e para nós, que saímos da rotina de ensaios para a prática”, comentou Dimas.
Iracy Azevedo chamou atenção também ao estímulo ao público pelas diversas expressões artísticas locais e reforçar a importância de valorização da cultura natalense, que por muito tempo não teve o destaque merecido. “A Banda Sinfônica de Natal permaneceu inativa por vários anos e tem retomado suas apresentações com essa nova proposta de aproximação com o público. O grupo é formado por músicos renomados e reconhecidos no cenário artístico. E o Ballet Municipal também integra as iniciativas culturais gratuitas da Prefeitura e tem papel fundamental na formação e difusão da dança na cidade”, concluiu.
O Ballet Municipal ainda fará apresentações no Teatro Alberto Maranhão (espetáculo oficial anual), na Árvore de Mirassol, na Praça Pedro Velho (Praça Cívica) e no Ginásio Nélio Dias. Quem desejar participar da seletiva para a Escola Municipal de Ballet Roosevelt Pimenta, as inscrições serão abertas em 15 de dezembro, na Fundação Cultural Capitania das Artes, por ordem de chegada.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias