Diego Breno, colunista de Esportes do NOVO Notícias

Diego Breno, colunista de Esportes do NOVO Notícias

Opinião

Opinião Diego Breno: Chegou a vez delas com o início do Campeonato Potiguar

Mesmo com todas as adversidades que elas encontram em fazer futebol, talvez este ano seja do começo de uma nova percepção de um local onde aconteceu osprimeiros passos da modalidade no país

por: Diego Breno, do NOVO Notícias

Publicado 20 de outubro de 2025 às 16:45

Vai começar!
Olá, pessoal! Para quem sempre gostou de futebol feminino, assim como eu, o próximo final de semana terá início o Campeonato Potiguar da modalidade. Confesso que estou ansioso e feliz porque nesta edição teremos 11 clubes em busca do título – o que já é um recorde. Mesmo com todas as adversidades que elas encontram em fazer futebol, talvez este ano seja do começo de uma nova percepção de um local onde aconteceu osprimeiros passos da modalidade no país. Assim como em outros anos recentes, espero poder presenciar bons nomes e que elas possam seguir fazendo o que de melhor sabem fazer: jogar bola e fazer história!

Favoritas?
Se tratando de Futebol Feminino Potiguar, é óbvio que o União entra como hiperfavorito – até porque não se pode subestimar a equipe seis vezes campeã. Porém, por mais que a maioria das equipes tenham elencos novos, já vimos nas últimas edições times que tem “feito fumaça” diante das meninas de Extremoz. O Potyguar de Currais Novos (ou Seridoense), que fez a final ano passado, é uma que pode repetir o feito.Agora, uma que deve surpreender de verdade é o Estrela de Parnamirim, que tem uma parceria com o Sport União de Natal. As meninas, aliás, conquistaram a etapa RN da Copa Rainha Marta. Cito estas três, mas espero que surpresas apareçam na competição.

Sexta vez das Brabas
Não tem jeito. Mesmo não jogando bem, o Corinthians conquistou mais uma Copa Libertadores Feminina. A partida contra o Deportivo Cali foi onde o equilíbrio esteve presente até mesmo na disputa por pênaltis. Essa foi a sexta vez que “As Brabas” seguem dominando a América do Sul. Esse trabalho, que recomeçou em 2016, com dois nomes ultra importantes para as conquistas seguirem todo ano até hoje: Cristiane Gambaré e Arthur Elias (hoje, técnico da Seleção). Além da conquista de mais uma Libertadores, as corinthianas ganharam o direito em disputar a Copa das Campeãs de Clubes, que será realizada no ano que vem na Inglaterra. 

Em busca do inédito 
A Seleção Brasileira Feminina Sub17 começou bem sua trajetória na Copa do Mundo da categoria. Vence e bem Marrocos e amanhã, às 13h, encara a Costa Rica em busca da classificação à próxima fase. Importante ressaltar que o Brasil vai em busca de um título inédito, por mais que ainda tenham seleções que estão a frente da nossa, como as favoritas Coreia do Norte, Espanha, Japão e EUA. Além disso, nossa seleção conta com a meio campista potiguar Dulce Maria, atleta do Corinthians. Vai que… não é mesmo?

Mostrando força 
A vitória do QFC pra cima do Alecrim mostra que a Águia vai se consolidando como um dos favoritos para conquistar o acesso à elite do Campeonato Potiguar. Não falo apenas pela vitória, mas como foi construída. Teve um jogador a menos e conseguiu suportar bem as investidas do Esmeraldino. Soube ajustar com essa expulsão e conseguiu mostrar o porquê é um dos favoritos. É bem verdade que ainda estamos na quarta rodada e amanhã o Mossoró encara o Potyguar com possibilidade de retomar a liderança. Mas que o Quinho tá num caminho bem promissor, isso tá.

Situação complicadíssima!
Apesar de um bom jogo, o Apodi acabou saindo derrotado no primeiro duelo contra a Chapecoense. Por mais que o placar tenha sido 4×1, e pelo goleiro Renan, o time potiguar teve inúmeras oportunidades de sair com um resultado melhor. Agora a situação é muito complicada tendo em vista que o Apodi precisa fazer três gols para levar a decisão para os pênaltis. Missão mais do que complicada, já que a temporada da equipe potiguar está “diferente” se levarmos em consideração os anos anteriores. Vamos ver o que acontece no próximo domingo. 

Histórico!
A Seleção Sub20 de Marrocos fez história ao conquistar a Copa do Mundo da categoria. Na final de ontem contra a Argentina, os marroquinos – que venceram o Brasil na fase de grupos – o artilheiro Yassar Zabiri resolveu logo a parada no primeiro tempo diante dos maiores vencedores da competição. O quarto lugar com sua seleção principal e a conquista de ontem mostram que Marrocos está trabalhando firme e forte para alçar voos um pouco maiores. Bem, eu fico por aqui. Desejo excelente semana e até a próxima! Um abraço e cuide-se bem!

Tags