O Museu do Louvre, em Paris, foi fechado neste domingo (19) após um roubo de joias da coleção de Napoleão Bonaparte. De acordo com a mídia francesa, o crime aconteceu por volta das 9h30 (horário local), cerca de meia hora após a abertura do museu.
Os ladrões invadiram o prédio pela Galerie d’Apollon, sala que abriga parte das joias da Coroa da França, e usaram um elevador de carga para acessar o local. Segundo a polícia, o grupo estava armado com pequenas motosserras e agiu de forma “muito rápida” — o roubo durou cerca de sete minutos.
O ministro do Interior francês, Laurent Núñez, afirmou que os itens levados têm um “valor patrimonial e histórico inestimável” e garantiu que as autoridades estão empenhadas em recuperar as peças e identificar os responsáveis.
De acordo com o jornal Le Parisien, foram roubadas nove joias das coleções de Napoleão e dos reis franceses, incluindo um colar, uma tiara e um broche. O veículo informou ainda que os criminosos fugiram em duas motocicletas após o roubo.
A ministra da Cultura, Rachida Dati, confirmou que uma das joias foi recuperada nas proximidades do museu, sem detalhar qual peça. Segundo o Le Parisien, pode se tratar da coroa da imperatriz Eugénie, esposa de Napoleão III, que estaria danificada.
O Louvre foi totalmente evacuado e permanecerá fechado “para preservar as evidências”, informou a direção. Nenhum visitante ou funcionário ficou ferido.
O Louvre, considerado o museu mais visitado do mundo, recebeu quase 9 milhões de visitantes em 2024, 80% deles estrangeiros.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias