Comércio do Alecrim - Arquivo/NOVO
O índice de volume de vendas do comércio varejista do Rio Grande do Norte registrou um crescimento de 2,6% em agosto, em comparação com o mês de julho. O percentual foi o maior registrado no país e representou o melhor resultado para o indicador potiguar em 2025. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O bom desempenho do volume de vendas foi acompanhado por uma alta expressiva na receita nominal, que atingiu 2,9% no mesmo período, também o maior índice nacional. Na comparação com agosto do ano passado, o volume de vendas cresceu 7,3%, e a receita nominal, 12,7%.
No cenário nacional, o comércio varejista variou 0,2% em agosto, interrompendo uma sequência de quatro resultados negativos.
O comércio varejista ampliado, que inclui setores como veículos e material de construção, também apresentou crescimento no Rio Grande do Norte, com uma alta de 2,2% no volume de vendas e de 2,3% na receita nominal. Nesse segmento, o estado dividiu a terceira posição no ranking nacional com Roraima, ficando atrás de Goiás (4,8%) e Maranhão (2,3%).
No acumulado do ano, o volume de vendas do comércio varejista potiguar cresceu 3,1% em relação ao mesmo período do ano anterior, com a receita nominal subindo 8,7%. Já a variação acumulada em 12 meses foi de 3,5% para o volume de vendas e de 9,0% para a receita.
Os resultados da PMC são utilizados por órgãos governamentais e instituições financeiras para a análise da conjuntura econômica. A próxima divulgação da pesquisa, referente a setembro de 2025, está programada para 13 de novembro.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias