Para poder transportar os presos estão senod usados um ônibus e três viaturas. Foto: Jalmir Oliveira/NOVO Notícias
Todos os presos estão sendo detidos por integrar fação criminosa. A pena por integrar organização criminosa está prevista no artigo 2º da Lei nº 12.850/2013, com pena de reclusão de 3 a 8 anos e multa
Publicado 15 de outubro de 2025 às 12:43
A operação Território Seguro, deflagrada nesta quarta-feira 915) pela Secretaria de Segurança Pública (Sesed-RN) e o Ministério da Justiça prendeu até o momento 32 pessoas. A ação tem como foco combate à atuação de organizações criminosas na Zona Oeste de Natal.
Todos os presos estão sendo detidos por integrar fação criminosa. A pena por integrar organização criminosa está prevista no artigo 2º da Lei nº 12.850/2013, com pena de reclusão de 3 a 8 anos e multa, sem prejuízo das penas de outros crimes cometidos.
O crime envolve a ação de “integrar” (se associar a) uma organização criminosa, que é definida na lei como um grupo de quatro ou mais pessoas com divisão de tarefas, estrutura ordenada e estabilidade. Os presos vão passar por audiência de custódia, no bairro da Ribeira.
Para poder transportar tantas pessoas, as forças de segurança estão usando um ônibus e outras três viaturas. A ação, que também ocorreu em outras cidades do Rio Grande do Norte, resultou, até as 6h52, na prisão de 30 pessoas, além da apreensão de armas e drogas.
A operação Território Seguro é uma ação integrada que reúne forças estaduais e federais de segurança. Participam das atividades equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Polícia Penal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e do Ministério Público do Rio Grande do Norte, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO).
De acordo com a Sesed, esta é a primeira vez que as duas aeronaves da secretaria, Potiguar 01 e Potiguar 02, atuam simultaneamente em uma mesma operação. A ação visa intensificar o enfrentamento à criminalidade em áreas críticas da capital e no interior do estado.
A partir das 7h45, as equipes da Polícia Militar deram início à segunda fase da operação, saindo do 9° Batalhão de Polícia Militar (BPM) em direção a pontos estratégicos da Zona Oeste de Natal. O objetivo é reforçar o patrulhamento e ampliar a presença das forças de segurança em locais considerados sensíveis à influência de facções criminosas. A Sesed informou que o balanço completo da operação será divulgado ao longo do dia.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias