A comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Câmara visitou as obras nesta segunda-feira (6). Foto: Elpídio Júnior

Cotidiano

Saúde Funcionamento do Hospital Municipal de Natal está previsto para janeiro de 2026

Com 100 leitos, a unidade funcionará inicialmente com “portas fechadas”, recebendo pacientes regulados de outras unidades de saúde da capital

por: NOVO Notícias

Publicado 7 de outubro de 2025 às 13:15

A primeira etapa do Hospital Municipal de Natal tem previsão de começar a funcionar em janeiro de 2026. A nova data foi anunciada pelo secretário municipal de Saúde, Geraldo Pinho, durante uma visita de fiscalização realizada pela Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Natal, nesta segunda-feira (6).

Localizada no bairro Pitimbu, a unidade teve suas obras retomadas no final de setembro, após um período de paralisação por falta de recursos. O hospital será entregue em duas etapas e, inicialmente, funcionará com “portas fechadas”, ou seja, recebendo apenas pacientes encaminhados de outras unidades de saúde da cidade, por meio do sistema de regulação.

Nesta primeira fase, o hospital contará com 100 leitos, sendo 90 de enfermaria e 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A estrutura também incluirá salas de procedimentos, um centro de diagnóstico por imagem, farmácia, cozinha e lavanderia.

A segunda etapa da obra, que já está em construção, prevê a adição de 220 novos leitos, um centro cirúrgico e uma maternidade. A conclusão desta fase está prevista para o segundo semestre de 2027.

Segundo o secretário Geraldo Pinho, mais de R$ 50 milhões já foram aplicados na primeira fase das obras. Para a segunda etapa, o investimento previsto é de cerca de R$ 110 milhões. Em relação ao quadro de pessoal, Pinho informou que os contratos temporários de profissionais de saúde serão prorrogados e que novos concursos públicos estão em estudo para a composição definitiva da equipe do hospital.

A vereadora Camila Araújo, presidente da Comissão de Saúde da Câmara, destacou a importância da nova unidade. “A entrega do hospital irá beneficiar toda a população de Natal, tendo em vista que irá desafogar as demandas por internações oriundas das Unidades de Pronto-Atendimento e dos demais equipamentos de saúde do município”, afirmou. Também participaram da visita os vereadores Cláudio Custódio, Cleiton da Policlínica e Preto Aquino.

Tags