Câncer de mama corresponde por 30% de todas as neoplasias malignas femininas - Foto: Anna Tarazevich/Pexels
O câncer de mama é a neoplasia mais comum entre as mulheres no Rio Grande do Norte. Entre 2019 e 2024, foram registrados 9.667 casos, o que corresponde a 30% de todas as neoplasias malignas femininas no período. O registro elevado de casos reforça a necessidade de ações contínuas de rastreamento e detecção precoce.
Em segundo lugar, como comparação, aparece o câncer do colo do útero, com 2.413 registros entre as mulheres (7%).
Diante desse cenário, a Prefeitura do Natal iniciou as atividades da campanha Outubro Rosa. Será um mês com ações de combate ao câncer de mama nos serviços de saúde do município. Serão feitas palestras educativas, atendimentos médicos, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), exame papanicolau (preventivo) e vacinação, além de atividades culturais.
Um dos focos da campanha é a mamografia, exame essencial para a detecção precoce. Em Natal, o serviço está acessível e sem filas de espera.
Segundo Ana Paula Magalhães, responsável técnica pelo núcleo de saúde da mulher da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o município conta com seis prestadores que realizam o exame, além de uma unidade móvel que percorre os serviços de saúde semanalmente. “Caso a mulher não consiga atendimento na unidade móvel, pode procurar a unidade de saúde, passar por consulta e o médico fará a solicitação do exame, que também será realizado de forma gratuita”, explicou.
Em 2024, foram realizadas 27.189 mamografias em Natal, e em 2025, até o momento, já foram 17.319 exames. O tratamento para o câncer de mama, incluindo cirurgias, radioterapia e quimioterapia, é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A Lei nº 12.732/2012 garante que o paciente com neoplasia maligna inicie o tratamento no SUS em até 60 dias após o diagnóstico.
Outra ação de combate ao câncer de mama foi iniciada esta semana pela Unimed Natal. A instituição abriu a campanha Ano Rosa, uma iniciativa que propõe um ciclo contínuo de conscientização e prevenção do câncer de mama. Durante um ano inteiro, de outubro de 2025 a outubro de 2026, serão realizadas ações educativas e de incentivo ao diagnóstico precoce, reforçando o compromisso da cooperativa com a saúde da mulher.
O grande diferencial do Ano Rosa é a isenção da coparticipação para exames de mamografia de beneficiárias com idade entre 40 e 74 anos. A isenção será válida exclusivamente para os exames realizados no Centro de Diagnóstico e Imagem da Unimed Natal, localizado no Hospital Unimed – CSU.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias