Oficina de primeiros socorros do SAMU - Foto: Adrovando Claro/SME

Cotidiano

Orientação Oficina de primeiros socorros do SAMU orienta professores e funcionários de CMEIs

O objetivo do encontro foi capacitar os profissionais sobre os procedimentos básicos de atendimento em situações de emergência

por: NOVO Notícias

Publicado 29 de setembro de 2025 às 20:30

A Secretaria Municipal de Educação de Natal, em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-Natal), realizou, na manhã do último sábado (27), uma oficina de primeiros socorros para professores e funcionários da Educação Infantil. A formação aconteceu no Centro Municipal de Educação Infantil José Alencar Gomes da Silva, localizado no bairro Cidade Nova, e reuniu equipes pedagógicas dentro do Planejamento Pedagógico Coletivo, das unidades José Alencar Gomes da Silva e Professora Maria Itacira Bento.

O objetivo do encontro foi capacitar os profissionais sobre os procedimentos básicos de atendimento em situações de emergência, especialmente em ambientes de creche, onde as crianças, com idades entre dois e três anos, demandam atenção constante e cuidados específicos.

A gestora pedagógica do CMEI José Alencar, Rosemary Alves Ferreira, destacou a relevância do curso para a rotina da instituição. “Trabalhamos com crianças pequenas e enfrentamos diariamente situações que exigem atenção, desde quedas durante as brincadeiras até cuidados com a alimentação. Essa formação é altamente necessária, pois nos ajuda a prevenir, e agir corretamente em casos de emergência, desde a manipulação dos alimentos até o acompanhamento nas refeições”, ressaltou.

A gestora administrativa do mesmo CMEI, Ruth Mesquita, explicou que a iniciativa foi motivada pela Lei Federal nº 13.722/2018, que leva o nome de Lucas Begalli Zamora e tornou obrigatória a capacitação em primeiros socorros para profissionais da educação após a morte do menino Lucas Zamora engasgado em um passeio escolar na cidade de Campinas (SP). “Essa proposta amplia a questão da segurança e envolve todos os profissionais, não apenas os professores. Porteiros, cozinheiras, auxiliares e gestores também precisam estar preparados, já que qualquer situação de emergência pode acontecer em diferentes espaços do CMEI”, afirmou.

Para a gestora pedagógica do CMEI Maria Itacira Bento, Micheline Batista, a oficina foi um momento essencial de aprendizagem. “No dia a dia do CMEI enfrentamos diferentes desafios. É fundamental saber como agir diante de situações de risco — um engasgo, uma queda ou até mesmo acidentes envolvendo brinquedos. Ter essa orientação técnica nos dá mais segurança para socorrer as crianças e até mesmo os funcionários em situações inesperadas”, comentou.

Com a realização da oficina, a Secretaria Municipal de Educação reforça a importância da prevenção e da segurança no ambiente escolar, promovendo uma cultura de cuidado coletivo em parceria com órgãos especializados como o SAMU-Natal.

Tags