Vice-governador Walter Alves em audiência com ministro das Comunicações - Foto: Peter Neylon

Cotidiano

Telecomunicações RN busca se consolidar como polo nacional para data centers e cabos submarinos

Em reunião em Brasília, vice-governador Walter Alves apresentou os projetos em desenvolvimento para captação de cabos submarinos na costa potiguar; ministro das Comunicações elogiou a iniciativa

por: NOVO Notícias

Publicado 18 de setembro de 2025 às 18:00

O vice-governador do Rio Grande do Norte, Walter Alves, participou de reunião em Brasília, na manhã desta quinta-feira (18), com o Ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho. Na pauta, o Governo do RN apresentou os projetos em desenvolvimento para captação de cabos submarinos na costa potiguar, com o objetivo de estruturar o estado para receber grandes data centers.

“O Rio Grande do Norte já fez o dever de casa e está preparado para receber esse tipo de investimento”, afirmou Walter Alves. “Temos energia limpa e abundante, áreas prioritárias para instalação de cabos e uma política estadual em desenvolvimento para atrair data centers”, completou.

O vice-governador destacou três pontos fundamentais que credenciam o RN como polo nacional para esse tipo de infraestrutura: energiapolítica industrial e áreas prioritárias.

No aspecto energético, o vice-governador falou que o estado já concluiu sua transição energética e possui excedente de geração, contando com oferta abundante de energias renováveis. Em segundo lugar, Walter Alves destacou a política industrial, o Governo do RN está inserindo os data centers como parte estratégica da política industrial estadual e regulamentando adequadamente a atividade no território potiguar.

Por fim, quanto às áreas prioritárias, o Rio Grande do Norte foi pioneiro no Brasil ao definir 11 zonas específicas ao longo da costa potiguar, localizadas no litoral setentrional, destinadas exclusivamente para o recebimento de cabos submarinos de transmissão e dados, respeitando rigorosamente a preservação ambiental e evitando conflitos com outras atividades econômicas da região.

“O Rio Grande do Norte tem vantagens competitivas únicas. Estamos alinhando energia renovável, planejamento estratégico e segurança jurídica para oferecer um ambiente ideal à instalação de grandes data centers”, reforçou Walter.

Durante a audiência, o Ministro Frederico de Siqueira Filho elogiou a iniciativa do RN e disse que os estudos apresentados “convergem com a visão do ministério”. O Ministro informou ainda que, no próximo dia 9 de outubro, será realizada audiência pública sobre o tema e que, em breve, o Governo Federal lançará a Política Nacional de Cabos Submarinos e a Política Nacional de Infraestrutura de Data Center.

Frederico de Siqueira garantiu que o Ministério das Comunicações vai acompanhar de perto o projeto do Rio Grande do Norte e terá um posicionamento sobre o tema nos próximos dias.

Também estiveram presentes na audiência com o Ministro o secretário adjunto da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte (Sedec-RN), Hugo Fonseca, e o secretário extraordinário de Assuntos Federativos, Luciano Santos.

Tags