“Sem anistia! Sem blindagem nem bandidagem!”. Foi assim que a governadora do RN Fátima Bezerra avaliou a votação da PEC da Blindagem pela Câmara Federal, nesta quarta-feira, que definiu que apenas a maioria na Casa poderá dizer se um parlamentar criminoso irá ser julgado pela Justiça.
E não só os parlamentares, vale ressaltar. A PEC da Bandidagem também protege, pasme, presidentes de partidos políticos – justamente quando Antonio Rueda, presidente do União Brasil, surge suspeito de envolvimento em negócios com o PCC.
Mas nem tudo está perdido, é preciso aprovação do Senado, que sinaliza votar contra a medida.
“Revoltantes as notícias sobre as votações de ontem na Câmara dos Deputados. A direita perdeu a vergonha de vez! Primeiro a aprovação da PEC da Blindagem – ou da Bandidagem – que amplia o foro especial de deputados e senadores, e os protege em investigações criminais e ações cíveis. Olha a cara-de-pau: querem até dar foro especial a políticos sem mandato, caso dos presidentes de partidos”, escreveu Fátima no X.
Ela continua: “E de noite, deputados de direita e de extrema direita aprovaram a urgência para tramitação da anistia a Bolsonaro e demais golpistas do 08/01. Mais um golpe na democracia e no povo brasileiro, que em sua maioria é contrário à anistia, como mostra pesquisa recente do Datafolha. Em um único dia, os deputados direitistas cometeram dois atentados contra a democracia, contra a Justiça e contra o povo brasileiro. Duros golpes contra as instituições, contra aqueles que sempre lutaram pelo respeito às leis e ao Judiciário.
Nós não podemos, em hipótese alguma, nos calar diante disso. É hora de erguer a voz, de ampliar a mobilização social em defesa da democracia e dos direitos do povo. Vamos resistir. Vamos lutar. Pelo nosso povo, pelo nosso país, pela democracia!”.
O PL e o Republicanos, partidos do bolsonarismo, votaram em peso, 100% a favor da licença para delinquir. Mas houve dez votos do PT no projeto. Por outro lado, PSOL, PCdoB e Rede foram 100% contra.
Aqui do RN, apenas Natália Bonavides e Fernando Mineiro, do PT, foram contra. Robinson Faria, João Maia, Carla Dickson, Sgt Gonçalves e General Girão foram favoráveis à PEC da Bandidagem.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias