Queimadas e incêndios ligam alerta para danos à rede elétrica - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Entre 1º de agosto e o dia 17 de setembro, o Rio Grande do Norte registrou 86 ocorrências de incêndios e queimadas, de acordo com dados do Painel do Fogo, plataforma interativa do Governo Federal que monitora a ocorrência de incêndios e queimadas em todo o Brasil. Os números mostram o aumento desses episódios no estado em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 73 incêndios e queimadas.
A maioria das queimadas no últimos 45 dias ocorreram nas áreas de predominância da caatinga, com arbustos cada vez mais secos em decorrência da ausência de chuvas. Com casos em áreas urbanas e rurais, a propagação das chamas pode ser um risco à rede de distribuição de energia.
“As queimadas são muito comuns nesse período do ano. Com o solo e as vegetações mais secas, o risco de queimadas aumenta e isso nos causa preocupação porque as chamas podem atingir a rede elétrica e causar interrupções no fornecimento de energia e outros problemas à população”, destaca Daniel Burgos, supervisor da Neoenergia Cosern.
Provocados de forma intencional ou acidental pelo homem ou pela combinação de calor, baixa umidade e os ventos fortes desse período, as queimadas também chamam a atenção das equipes de plantão da Neoenergia Cosern. Para evitar que os casos aumentem ainda mais, a distribuidora reforça a adoção de medidas de segurança.
Cuidados para evitar queimadas
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias