Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasil
Nos dias que antecedem o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a busca por metodologias eficazes para ampliar o foco nos estudos se intensifica. Nesse contexto, o fator comportamental é fundamental, e uma tarefa simples pode ser uma ferramenta poderosa para o aprendizado: a organização do ambiente.
De acordo com a psicóloga Kamila Santana Piontkovsky, professora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, organizar os ambientes antes da imersão nos livros e pesquisas pode ter um impacto significativo na saúde mental e, consequentemente, na capacidade de concentração. Segundo ela, um local adequado, limpo e organizado ajuda a reduzir o estresse, aumenta a sensação de controle sobre a própria vida e promove um bem-estar geral.
A especialista indica que, a partir de um espaço arrumado, a probabilidade de o raciocínio e a concentração serem canalizados exclusivamente para o conteúdo estudado é maior. “Sem distrações da bagunça, por exemplo, a absorção desse conteúdo com certeza será maior”, afirma Kamila. Isso ocorre porque, em um ambiente organizado, há menos elementos competindo pela atenção, o que diminui a incidência de ruídos visuais e o estresse associado à desordem.
A psicóloga também aponta outros benefícios diretos da organização para a rotina de um estudante. Um quarto arrumado, por exemplo, cria um ambiente mais propício ao relaxamento e melhora a qualidade do sono, o que é essencial para um bom rendimento nos estudos.
Além disso, arrumar o quarto é uma ação concreta que pode aumentar o senso de controle do indivíduo sobre sua própria vida. Sentir-se produtivo e demonstrar autocuidado ao manter o espaço limpo e organizado também contribui para elevar o ânimo e a autoestima. A organização, por fim, reduz a sensação de sobrecarga e de caos, deixando a mente mais livre para se dedicar à tarefa principal de estudar.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias