Hermeto Pascoal - Foto: Reprodução/Instagram

Cotidiano

Luto Morre Hermeto Pascoal, ícone da música instrumental brasileira, aos 89 anos

Multi-instrumentista e arranjador premiado internacionalmente, artista estava internado no Rio de Janeiro; causa da morte não foi divulgada

por: NOVO Notícias

Publicado 14 de setembro de 2025 às 11:00

O multi-instrumentista Hermeto Pascoal, um dos maiores ícones da música instrumental brasileira, morreu neste sábado (13), aos 89 anos. Arranjador de renome internacional e vencedor de diversos prêmios, incluindo o Grammy Latino, o músico estava internado em um hospital no Rio de Janeiro.

A confirmação do falecimento foi feita por meio de uma publicação nas redes sociais oficiais do artista. Em uma mensagem que pedia para a tristeza não “tomar conta”, a nota informava sobre sua partida. “Com serenidade e amor, comunicamos que Hermeto Pascoal fez sua passagem para o plano espiritual, cercado pela família e por companheiros de música”, dizia o comunicado.

A causa da morte não foi divulgada pela família ou por sua equipe.

Através de nota oficial, o presidente Lula lamentou a morte de Pascoal, lembrando sua história que serve de inspiração para os brasileiros. “Hermeto sempre nos ensinou a não deixar a tristeza dominar. Por isso, convido os brasileiros a celebrarem sua história e sua música”, diz trecho da nota de Lula.

Confira a nota na íntegra

“A música e a cultura brasileira devem muito a Hermeto Pascoal, que nos deixou neste sábado, dia 13, aos 89 anos. O talento e a incansável criatividade deste alagoano de Arapiraca o consagraram internacionalmente, e influenciaram gerações de músicos de todo o mundo.

Multi-instrumentista, compositor e arranjador, Hermeto transformou em música tudo o que tocava: do piano à flauta, do berrante até instrumentos improvisados de cozinha e brinquedos. Dialogou com o jazz, a música popular brasileira e as tradições regionais. Em 2010, eu tive a honra de condecorá-lo com a Ordem do Mérito Cultural.

Hermeto sempre nos ensinou a não deixar a tristeza dominar. Por isso, convido os brasileiros a celebrarem sua história e sua música. Minha solidariedade à família, aos amigos e a todos que foram inspirados por sua arte. O Brasil se despede com gratidão deste grande artista.

Luiz Inácio Lula da Silva,
presidente da República

Tags