Jair Bolsonaro é condenado a mais de 24 anos de cadeia e multa. Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Jair Bolsonaro é condenado a mais de 24 anos de cadeia e multa. Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Cotidiano

Cadeia Jair Bolsonaro é condenado a 27 anos e 3 meses de prisão e mais multa de R$ 376.464

Os ministros decidiram que o ex-presidente irá cumprir 24 anos e nove meses de reclusão e o restante de detenção. O regime inicial de cumprimento de pena deverá ser o fechado

por: NOVO Notícias

Publicado 11 de setembro de 2025 às 19:16

A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) condenou nesta quinta-feira (11) Jair Bolsonaro (PL), 70, a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado e outros quatro crimes, sob acusação de liderar uma trama para permanecer no poder. É a primeira vez na história do país que um ex-presidente é punido por esse crime.

Os ministros decidiram que o ex-presidente irá cumprir 24 anos e nove meses de reclusão e o restante de detenção. O regime inicial de cumprimento de pena deverá ser o fechado.

Além disso, ele também foi condenado a pagar 124 dias multa, sendo que cada dia multa equivale a dois salários mínimos. Isso equivale a R$ 376.464.

A proposta de pena foi apresentada pelo ministro Alexandre de Moraes, que é o relator do caso. A princípio, a pena total seria de mais de 27 anos, mas por conta de atenuantes, como a idade do réu, o tempo foi reduzido.

Com relação à multa, a princípio o valor para cada dia multa foi de um salário mínimo. A sugestão do ministro Flávio Dino foi que por conta do alto porte financeiro do réu, esse valor fosse aumentado para dois salários mínimos.

Os demais ministros concordaram com a proposta de Alexandre de Moraes e apontaram que tinham chegado a penas bastante próximas. A condenação de Bolsonaro diz respeito aos crimes de organização criminosa; tentativa de abolição violenta do Estado de Direito; golpe de Estado; dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado.

Tags