Daniela Freire, jornalista
É sem precedentes a calamidade que se tornou a Saúde de Natal em menos de um ano de gestão Paulinho Freire. O caos é amplo, atingindo praticamente toda a rede municipal e até mesmo hospitais como Liga Contra o Câncer e Varela Santiago
Publicado 8 de setembro de 2025 às 16:15
Caos na Saúde
É sem precedentes a calamidade que se tornou a Saúde de Natal em menos de um ano de gestão Paulinho Freire. O caos é amplo, atingindo praticamente toda a rede municipal e até mesmo hospitais como Liga Contra o Câncer e Varela Santiago. “Eu tenho 25 anos de Varela Santiago e esse foi o pior problema que já tivemos”, afirmou o médico Paulo Xavier Trindade, que administra o hospital, em entrevista à 98FM.
Resumo da crise
Há de tudo na crise instalada na saúde da capital: UPAs sem médicos de forma generalizada, partos sendo realizados com auxílio de médicos de especialidade qualquer, Tribunal de Contas pedindo anulação de contratos para terceirização das unidades de pronto atendimento, Ministério Público de Contas afirmando que as propostas apresentadas pelas Organizações Sociais “são genéricas, sem conexão com os problemas reais das unidades e podem gerar custos ocultos e aditivos onerosos” a Natal. Tem documentos mostrando que a Justiz, uma das empresas que assinaram contrato milionário com a Prefeitura, assumiu escalas de plantão na maternidade Leide Morais sem ter corpo clínico obstetrício, além de acumular uma dívida milionária com o erário natalense. Embora haja denúncias de perseguição a médicos por parte do Sinmed, há também médicos se negando a participar dos contratos, alegando fragilidade e perda de recursos, entre outros problemas… a lista de problemas é enorme!
Silêncio do prefeito
Mas cadê o gestor da cidade, que tem silenciado completamente sobre a crise instalada? Paulinho Freire surgiu sorridente nos festejos oficiais do 7 de setembro, neste domingo, mas não apareceu um dia sequer, desde o início da calamidade na saúde, para dizer as providências que estão sendo tomadas ou mesmo tentar justificar os contratos suspeitos. O prefeito encarregou o secretário de Saúde da capital, Geraldo Pinho, de responder, mas o tamanho da crise atual obriga implicitamente o gestor da cidade a falar. Aparentemente, para Paulinho está tudo certo, tudo ok.
Antipatriotas
Os brasileiros antipatriotas conseguiram provar para o Brasil inteiro, neste domingo, que odeiam o próprio país e o seu povo. Eles simplesmente ergueram uma super bandeira dos EUA nos atos de 7 de setembro, em São Paulo, a favor da anistia de Jair Bolsonaro, que está sendo julgado porque tentou golpear a nossa democracia. Com esse ato, o bolsonarismo, que se apropriou de símbolos nacionais e se autodenominou como “patriota”, terminou de provar que é uma farsa em todas as suas ‘causas’.
Comprovado
Como um patriota exalta a bandeira de outro país no dia da independência da sua pátria? Só isso já seria vergonhoso, mas tem mais e pior: o país da bandeira exaltada pelos bolsonaristas neste domingo está punindo toda a população brasileira! E graças ao líder maior desse movimento, Jair Bolsonaro. Dessa forma, neste 7 de setembro, o bolsonarismo deixou claro que não se importa com o Brasil.
Vexame
O senador Rogério Marinho protagonizou uma cena grotesca ao ser entrevistado na Globo News pela jornalista Andreia Sadi. As imagens estão aí viralizadas. Acostumado a lidar com setores amigos da imprensa potiguar, onde ele impõe a sua opinião baseada em distorções sem ser questionado, o parlamentar e líder do PL acabou sendo desmascarado ao vivo para o Brasil e perdeu a linha. Sadi deixou Marinho à vontade para discorrer sobre as suas ‘opiniões’, mas em determinado momento interrompeu o senador para esclarecer ao público a realidade e o contexto, o que deixou Marinho completamente fora de si.

Apoio declarado: A conversa ao pé do ouvido entre Garibaldi Alves e a ministra de Relações Institucionais e ex-presidenta nacional do PT Gleisi Hoffmann, durante plenária realizada pelo Partido dos Trabalhadores, na última sexta-feira, no Sindicato dos Auditores Fiscais, para discutir conjuntura política nacional. Na ocasião, o ex-senador emedebista, pai do vice-governador Walter Alves, anunciou publicamente, pela primeira vez, o seu apoio às candidaturas de Fátima Bezerra ao Senado e de Cadu Xavier ao Governo, em 2026. Garibaldi sempre fez parte da ala do MDB nacional que historicamente manteve apoio aos governos petistas.

E foi assim que parte da chapa governista para 2026 terminou a manhã do 7 de setembro, neste domingo, após marcar presença nos festejos patrióticos que marcaram a data na capital potiguar: na praia, aproveitando uma refrescante água de coco. Cadu Xavier, Fátima Bezerra e Samanda Alves
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias