Desfile de 7 de Setembro em Natal - Joana Lima/Assecom

Últimas

7 de Setembro Apesar da chuva, natalenses prestigiam desfile cívico-militar da Independência; veja imagens

Evento contou com a presença da governadora Fátima Bezerra e do prefeito Paulinho Freire. Destaque foi a participação, pela primeira vez na capital, de cinco mulheres no pelotão de combatentes anfíbios da Marinha

por: NOVO Notícias

Publicado 7 de setembro de 2025 às 12:53

O tradicional desfile de 7 de Setembro reuniu um grande público na Praça Pedro Velho, na Zona Leste da Capital na manhã deste domingo. Nem mesmo a chuva que caiu nas primeiras horas do dia afastou os espectadores, que compareceram com amigos e familiares para prestigiar a comemoração dos 203 anos da Independência do Brasil.

O evento, organizado pela Marinha do Brasil, contou com a participação de aproximadamente 5 mil pessoas, incluindo 2,5 mil militares e integrantes das forças de segurança, além de estudantes de escolas públicas e privadas e membros de instituições civis. Autoridades políticas como a governadora Fátima Bezerra e o prefeito de Natal, Paulinho Freire, acompanharam a solenidade, que teve início às 9h.

Um dos destaques do desfile foi um marco para a representatividade feminina nas Forças Armadas. Pela primeira vez em Natal, o pelotão de Fuzileiros Navais incluiu mulheres combatentes ao longo da parada militar.

Para garantir a segurança e a organização do evento, a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) de Natal interditou as vias no entorno da Praça Cívica desde as 5h, com previsão de liberação para as 12h. Agentes de mobilidade estiveram presentes para orientar os motoristas sobre os desvios e garantir a travessia segura dos pedestres. As linhas de ônibus que circulam pela região também tiveram seus itinerários alterados.

Em Brasília, o desfile cívico-militar, com o lema “Brasil Soberano”, reuniu um público estimado de 45 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios. O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros e outras autoridades. Em seu pronunciamento na véspera, o presidente ressaltou a importância da soberania nacional. “O Brasil tem um único dono: o povo brasileiro”, afirmou Lula.