De um lado, movimentos de esquerda protestam contra a anistia aos envolvidos na trama golpista. Do outro, apoiadores de Bolsonaro vão às ruas justamente para defender a anistia - Foto: Reprodução
Movimentos de esquerda, no tradicional “Grito dos Excluídos”, irão às ruas contra a anistia para golpistas, enquanto apoiadores do ex-presidente farão atos pedindo o perdão para os envolvidos na trama, incluindo Bolsonaro
Publicado 6 de setembro de 2025 às 23:22
Em meio ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado, o feriado de 7 de Setembro será marcado por manifestações de grupos politicamente opostos em Natal, Mossoró e mais de 40 cidades brasileiras. De um lado, movimentos de esquerda protestam contra a anistia aos envolvidos na trama golpista. Do outro, apoiadores de Bolsonaro vão às ruas justamente para defender a anistia.
No Rio Grande do Norte, os atos da esquerda estão agendados para as 7h em Mossoró, no Ginásio Pedro Ciarlini, e para as 9h em Natal, na Praça das Flores, em Petrópolis. As mobilizações são organizadas pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, que reúnem centrais sindicais como a CUT e a UGT. Os protestos fazem parte da 30ª edição do “Grito dos Excluídos”, evento que tradicionalmente ocorre na data para reivindicar direitos.
Com o lema “7 de Setembro do Povo – quem manda no Brasil é o povo brasileiro”, os manifestantes defenderão a soberania do país, se posicionarão contra a anistia e também protestarão pelo fim da escala de trabalho 6×1. A convocação menciona a necessidade de expressar resistência às “tentativas da extrema direita de sequestrar a data com suas pautas fascistas” e às recentes tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a produtos brasileiros.
Simultaneamente, os apoiadores de Jair Bolsonaro também realizarão manifestações em diversas capitais. Com o lema “Reaja Brasil: o medo acabou”, o principal objetivo do grupo é defender a anistia para todos os acusados de envolvimento com a trama golpista, incluindo o próprio ex-presidente.
Em Natal, a manifestação dos grupos de direita acontece a partir das 15h, em frente ao Midway Mall, reunindo apoiadores em defesa da anistia, da liberdade e em protesto contra o governo Lula. A manifestação também ocorrerá em diversas cidades pelo país.
Os protestos ocorrem em um momento crucial. O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou na última terça-feira (2) o julgamento da trama golpista que tem Bolsonaro e outros sete réus. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, defendeu a condenação de todos os acusados pelos cinco crimes listados na denúncia, cujas penas somadas podem chegar a 43 anos de prisão.
PROTESTO – GRITO DOS EXCLUÍDOS
Mossoró | Ginásio Pedro Ciarlini, 7h
Natal | Praça das Flores, Petrópolis, às 9h
PROTESTO – ANISTIA
Natal | Em frente ao Midway Mall, às 15h
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias