Polícia Civil deflagra “Operação Tiphon” e cumpre mandados contra grupo ligado ao tráfico de drogas em José da Penha
As investigações apontaram que o grupo exercia o controle do tráfico de drogas na região, mantinha a distribuição de entorpecentes e buscava aliciar novos integrantes
Publicado 28 de agosto de 2025 às 13:19
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio da 77ª Delegacia de Polícia de Luís Gomes, deflagrou, na manhã desta quinta-feira (28/08), a Operação “TIPHON”, com o objetivo de desarticular uma associação supostamente ligada a uma facção atuante no estado e voltada para o tráfico de drogas na cidade de José da Penha, localizada no Alto Oeste potiguar.
As investigações apontaram que o grupo exercia o controle do tráfico de drogas na região, mantinha a distribuição de entorpecentes e buscava aliciar novos integrantes, especialmente jovens, para fortalecer a atividade ilícita. Há ainda indícios de que a organização atuava sob orientação de integrantes de facção, expandindo sua influência na região.
Durante a ação, foram cumpridos um mandado de prisão preventiva, um mandado de prisão temporária e oito mandados de busca e apreensão domiciliar. Um adolescente também foi apreendido em posse de 18 pedras de crack e três porções de cocaína, o que reforça a suspeita de que menores de idade vinham sendo utilizados na comercialização dos entorpecentes.
A operação contou com o apoio das equipes da 8ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Alexandria, 7ª DRP de Patu, 4ª DRP de Pau dos Ferros, além das Delegacias de Caraúbas, Apodi e Portalegre, demonstrando a integração das unidades da Polícia Civil na repressão ao crime organizado no interior do estado.
O nome da operação faz referência a “Tiphon”, criatura da mitologia grega inimiga de Zeus, que derrotava seus adversários tornando-os incapazes de qualquer reação física. O paralelo simboliza o efeito devastador das drogas, que fragilizam o psicológico dos usuários e os tornam vulneráveis, evidenciando a necessidade do combate firme a quem financia e promove o comércio ilícito de entorpecentes.
A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações de forma anônima, por meio do Disque 181.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias