Os primeiros lugares no pódio, por equipes, foram do RN: Shiro Sport Club (1º) e Futuro Campeão (2º) - Foto: Divulgação
O judô do Rio Grande do Norte volta a ser destaque regional, depois da invasão de atletas na primeira edição da Copa Nacional Cidade de João Pessoa, realizada no ginásio Ronaldão, na capital paraibana, no segundo fim de semana deste mês (9 e 10 de agosto). E os primeiros lugares no pódio, por equipes, foram do RN: Shiro Sport Club (1º) e Futuro Campeão (2º).
“Dos cerca de mil e poucos atletas na competição, metade (510, exatamente) eram do Rio Grande do Norte. E isso é muito significativo para a Federação”, destacou Herbet Maia ‘Shaolin’, presidente da Federação de Judô do Estado do Rio Grande do Norte – FJERN.
Ele revela que a FJERN tem feito um trabalho intensivo de incentivo à prática do judô, tanto na capital quanto no interior. “Já contamos com vários núcleos pelo interior do estado, o que mostra a força do judô. Os resultados que assistimos a cada quatro anos nas Olimpíadas é um exemplo da força da modalidade”, comemora Shaolin, que destaca o Seridó, como um núcleo avançado do judô potiguar.
Disputaram o torneio de João Pessoa atletas de vários estados da região Nordeste em nove categorias: sub-11, sub-13, sub-15, cadete, júnior, sênior, dangai e veteranos. A nova geração também marcou presença durante o festival infantil, promovido em paralelo.
Circuito Estadual
E vem aí a 4ª Etapa do Circuito Estadual de Judô. A competição será realizada no próximo dia 30 de agosto, no ginásio do Sagrada Família, em Natal, nas categorias Cadete, Júnior, Veteranos e Iniciante.
No mesmo dia e local, também será realizado o Campeonato Estadual Individual nas Classes Sub-13, Sub-15 e Sênior, seletivo para o Campeonato Brasileiro (Sub-13 e Sub-15), que acontecerá em João Pessoa, entre os dias 2 e 5 de outubro. O Brasileiro Sênior será disputado no Rio de Janeiro, nos dias 29 e 30 de novembro.
Pan-americano Júnior
O judô do Rio Grande do Norte também comemora a atleta Duda Bastos, 19 anos. Natural de Macaé/RJ, ela iniciou sua carreira em Natal, disputando os Jogos Escolares do RN – JERNS, até se transferir para o Minas Tênis Clubes e, em seguida, para Clube Paineiras do Morumby (FPJUDO-SP).
Recentemente, ela foi uma das destaques da seleção brasileira de judô, que disputou o Pan-americano Júnior, em Assunção, no Paraguai, com uma medalha de ouro na categoria meio-médio (63kg).
Duda chegou a treinar no Salesiano Dom Bosco, entre 2017 e 2021, sob o comando do professor Anderson Araújo. “Em 2022, ela recebeu um convite do Minas Tênis Clube e em 2023 fechou com o SESI. Agora, está no Paineiras, tendo todo suporte técnico, financeiro e físico”, revela Anderson, que também já foi atleta.
Duda iniciou sua carreira na categoria Sub-13, depois de trocar Ginástica Rítmica e Ballet pelo judô. “Ela chegou em um dia que eu estava dando aula de judô no Salesiano Dom Bosco. Ela praticava GR e ballet, mas a professora faltou naquele dia e ela entrou na sala de judô, pediu pra assistir a aula e logo depois pra experimentar. Não durou muito. No dia seguinte, a paixão pela modalidade era tanta que ela fez a mãe mudar as matrículas para somente o judô”, conta Anderson, relembrando como Duda iniciou na modalidade em Natal.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias