Prefeita de Maxaranguape, Maria Erenir Freitas de Lima (Professora Nira)
A Justiça Eleitoral cassou os mandatos da prefeita de Maxaranguape, Maria Erenir Freitas de Lima (Professora Nira), e do vice-prefeito, Evanio Pedro do Nascimento, por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2024. A decisão, do juiz Diego Costa Pinto Dantas, também determina a anulação dos 5.325 votos recebidos pela chapa.
Segundo a sentença, ficou comprovado um esquema de distribuição de materiais de construção a eleitores em troca de apoio político e votos. Além da prefeita e do vice, o suplente de vereador Ronialdo Câmara da Silva também participou da prática.
A decisão determina o afastamento da prefeita e do vice de seus cargos, com a realização de novas eleições no município. No entanto, o afastamento e a convocação de um novo pleito só ocorrerão após a confirmação da decisão pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN).
A sentença também cassou o diploma do suplente de vereador Ronialdo Câmara da Silva e declarou a inelegibilidade de Maria Erenir e Ronialdo por oito anos.
Em nota, a prefeita Professora Nira informou que recebeu a decisão com serenidade e que vai recorrer. Ela reafirmou sua confiança no Judiciário e destacou que, por enquanto, não haverá afastamento da função. “Acreditamos que, ao final, a Justiça reconhecerá a vontade dos 5.325 votos”, diz a nota.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias