Cajueiro de Pirangi - Foto: Ricardo Junqueira
A poda do Cajueiro de Pirangi, em Parnamirim, que estava prevista para ocorrer ainda em 2025, foi adiada para fevereiro de 2026. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (20) pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema).
Segundo o órgão, a mudança no cronograma foi necessária para não interferir no período de floração do cajueiro, que vai até novembro, e na subsequente fase de frutificação, que ocorre entre dezembro e janeiro.
A intervenção atende a uma determinação judicial e foi solicitada por moradores e comerciantes da região. O objetivo é garantir a preservação e a segurança em torno da árvore, que já ultrapassa a área cercada em cerca de 1,2 mil metros, avançando sobre ruas, casas e comércios.
A poda é descrita pelo Idema como um manejo fitossanitário inédito ao longo dos 136 anos da planta. Uma comissão, composta por representantes de diversas entidades, acompanhará e fiscalizará todo o processo.
Considerado o maior do mundo e registrado no Guinness Book desde 1994, o Cajueiro de Pirangi cobre uma área de mais de 9.500 m² e recebe cerca de 300 mil visitantes por ano.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias