O evento foi realizado pelo Consórcio Nordeste, com apoio da Federação das Indústrias do RN (FIERN). Foto: Fiern

O evento foi realizado pelo Consórcio Nordeste, com apoio da Federação das Indústrias do RN (FIERN). Foto: Fiern

Economia

Negócios Chamada Nordeste apresenta oportunidades de investimentos para reindustrialização no RN

A Chamada Nordeste é realizada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); o Banco do Brasil (BB); Banco do Nordeste (BNB); e Caixa Econômica, com apoio técnico da Sudene e do Consórcio Nordeste

por: Fiern

Publicado 19 de agosto de 2025 às 18:30

Oportunidades para o desenvolvimento produtivo e tecnológico da indústria foram apresentadas na Chamada Nordeste, nesta segunda-feira (18), na Casa da Indústria. O evento foi realizado pelo Consórcio Nordeste, com apoio da Federação das Indústrias do RN (FIERN), com participação de empresários de diversos setores industriais e representantes de instituições financeiras.

A Chamada Nordeste é realizada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); o Banco do Brasil (BB); Banco do Nordeste (BNB); e Caixa Econômica, com apoio técnico da Sudene e do Consórcio Nordeste. O objetivo é selecionar planos de negócios para investimentos estratégicos alinhados às seis grandes missões da política Nova Indústria Brasil (NIB), com foco na reindustrialização da região.

Os projetos devem estar alinhados a pelo menos um dos temas estratégicos da NIB: Energias Renováveis (com foco em armazenamento), Bioeconomia (com foco em fármacos), Descarbonização (com foco em hidrogênio verde – H₂V), Data Center Verde e Setor Automotivo (com foco em máquinas agrícolas).

O presidente da FIERN, Roberto Serquiz, destacou a importância de reunir instituições financeiras e o setor produtivo. “É fundamental que as instituições compreendam as dificuldades enfrentadas por quem empreende e reconheçam o papel estratégico do crédito no avanço do desenvolvimento”, afirmou.

Ele acrescentou que o crédito deve ser considerado um instrumento para alavancar o crescimento econômico, com geração de emprego e renda. Nesse contexto, ressaltou, os financiamentos não podem ser apenas uma planilha.

“O principal desafio é criar meios e adotar iniciativas que superem a burocracia, reduzam custos e assegurem agilidade, para que o financiamento da atividade produtiva chegue, de fato, a quem precisa”, destacou o presidente da FIERN.

“Portanto, é essencial haver sensibilidade na relação entre o setor produtivo e as instituições financeiras”, reforçou. “Compreendo que as instituições levem em conta o cálculo econômico, os riscos e as estratégias, mas é necessário sensibilidade para entender que, por meio desses recursos, transformamos a economia, impulsionamos o desenvolvimento e mudamos vidas”, concluiu.

Também participaram da reunião o diretor 1º secretário da FIERN, Heyder Dantas; o diretor 2º tesoureiro, Etelvino Patrício; os vice-presidentes Ednaldo Barreto e Silvio Torquato; o diretor João Lima; e os presidentes do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do RN (SINDLEITE-RN), Túlio Veras; do Sindicato da Industria de Panificação e Confeitaria (SINDIPAN-RN), Ivanaldo Maia; do Sindicato da Indústria da Extração de Metais Básicos e de Minerais Não Metálicos do RN (SINDMINERAIS-RN), Mário Tavares; e do Sindicato das Indústrias de Cerâmica Vermelha para Construção do RN (SINDICER-RN), Vinícius Aragão.

Como submeter projetos

Os projetos da Chamada Nordeste podem ser submetidos por meio do link forms.finep.gov.br/forms/externo, na opção “Novo Registro”. É necessário escolher o edital da chamada pública e preencher o formulário com dados cadastrais das empresas envolvidas no projeto e do plano de negócios.

Tags