Opinião

Subiu “Cadu de Lula”. Pesquisa Datavero mostra que candidato ao Governo do PT cresce ao ser associado ao presidente da República

Com Lula e Fátima, Cadu Xavier alcança 15,8% de intenções de voto, um crescimento significativo que pode consolidar os dois dígitos para o nome do secretário da Fazenda do RN nas próximas pesquisas

por: Foto do autor Daniela Freire

Publicado 19 de agosto de 2025 às 16:43

O secretário estadual de Fazenda e pré-candidato à sucessão da governadora Fátima Bezerra, Cadu Xavier, agora é o “Cadu de Lula”.

Foi assim que ele se autodenominou durante discurso no evento do diretório estadual do PT, realizado neste fim de semana, na Arena das Dunas, que ficou vermelha para receber o evento e que contou com a presença do presidente nacional do PT, Edinho Silva.

“Tenho muito orgulho de ser o Cadu de Lula”, disse o secretário, festejado pela governadora e por toda a bancada de deputados e vereadores do Partido dos Trabalhadores.

A orientação a partir de agora é colar a imagem de Cadu Xavier a de Lula.

E a pesquisa Datavero divulgada hoje (19) pelo jornal Diário do RN, sobre o cenário eleitoral de 2026, mostra que a estratégia está correta: com Lula e Fátima, Cadu já chega a 15,8% nas intenções de voto, representando um crescimento no nome apoiado pelo Governo e, talvez, até a consolidação do alcance dos dois dígitos nas pesquisas.

A sondagem do instituto Datavero, realizada entre os dias 9 e 11 de agosto com 1.500 eleitores em 50 municípios do Rio Grande do Norte, revela um cenário equilibrado entre os três candidatos ao governo que lideram as intenções de voto nas eleições de 2026: Allyson Bezerra, Rogério Marinho e Cadu Xavier. Com liderança do prefeito de Mossoró.

Na simulação estimulada, Allyson lidera com 31,8% das intenções de voto. No entanto, o ex-ministro Rogério Marinho e o candidato do PT, Cadu Xavier, aparecem tecnicamente empatados. Marinho marca 18,9%, enquanto Cadu obtém 14%.

Esse empate técnico fica evidenciado quando a pesquisa considera o apoio a Cadu dos dois maiores líderes da esqueda no Estado, o presidente Lula e a governadora Fátima Bezerra.

O fato de o nome de Cadu estar associado diretamente a esses líderes políticos influencia, como era esperado, a percepção dos eleitores, especialmente em um lugar onde a popularidade de Lula segue em alta significativa, registrada na sondagem.

Além disso, a pesquisa aponta que, na simulação direta, Allyson alcança 36,6%, seguido por Rogério Marinho com 23% e Cadu Xavier com 16%.

Embora Cadu esteja atrás de Marinho nesse cenário, a proximidade nas intenções de voto, principalmente com o respaldo de Lula e Fátima, sugere que a corrida ainda está aberta e que as figuras do presidente e da governadora podem ser um trunfo importante para o candidato petista.

Até porque, segundo a Datavero, ainda é muito alto o índice de quem não sabe em quem vai votar ano que vem.

No aspecto de rejeição, Cadu Xavier apresenta um índice de 19,6%, menor que o de Rogério Marinho, que lidera com 29,3%. Isso pode indicar uma aceitação maior do eleitorado em relação a Cadu, especialmente considerando o contexto político e as alianças que ele traz consigo.

Em síntese, a pesquisa Datavero indica que Cadu Xavier, com seu vínculo a Lula, se coloca em uma posição competitiva no cenário eleitoral, desafiando os candidatos da oposição e mostrando que a disputa pelo governo do Rio Grande do Norte em 2026 promete ser acirrada.