Hacklab Volante tem programação até o dia 28 de agosto em Natal - Foto: Luiza Fernandes

Cotidiano

Exposição Chega a Natal o projeto Hacklab Volante com exposição que une arte e tecnologia

Micro-ônibus adaptado mistura galeria de arte, museu de engenhocas, ateliê e oficina, e vai circular por Natal de 15 a 28 de agosto oferecendo atividades gratuitas e acessíveis

por: NOVO Notícias

Publicado 16 de agosto de 2025 às 13:35

A cidade de Natal está recebendo o inédito projeto Hacklab Volante, um micro-ônibus adaptado que mistura ateliê, oficina, galeria de arte, museu de engenhocas e feira de ciências itinerante. O público poderá conhecê-lo gratuitamente, interagindo com seu acervo de arte eletrônica e gambiarras. A novidade chegou na capital potiguar nesta sexta-feira (15) e permanece com programação até o dia 28 de agosto. O projeto vai circular pelas quatro zonas da cidade, oferecendo oficinas a estudantes de escolas públicas e visitação ao “busão”.

O veículo é uma escultura eletrônica ambulante com estética nada minimalista, que chama atenção com sua sinalização artística diferenciada. Nele, habitam obras interativas, esculturas mecânicas, jogos eletrônicos, energia solar, sintetizadores, arte sonora, engenhocas e “o menor cinema do mundo”, uma cabine de exibição para apenas duas pessoas.

A exposição conta com quase 20 obras de arte eletrônica de artistas brasileiros e internacionais, como Fred Paulino (que também é o curador e idealizador do projeto), Guto Lacaz, Sara Lana, Arthur Joly, Jorge Crowe, entre outros. As visitas duram em torno de 10 minutos e são guiadas por monitores que apresentarão os conceitos científicos e artísticos das obras.

O projeto também leva conteúdos educativos, experiências eletrônicas, incentivo ao uso de fontes de energia sustentável e demonstrações de funcionamento de materiais eletroeletrônicos e manejo de ferramentas. 

Oficinas

Outro destaque do Hacklab Volante são os “Businhos”, oficinas de iniciação à eletrônica e ao design de produtos. Em Natal, a atividade educativa vai acontecer em escolas estaduais, com estudantes do 3º ao 5º ano. A metodologia adotada estimula a criatividade e o espírito inventivo dos participantes, com construção e customização de um adereço em formato de ônibus, contendo LED’s pisca-pisca e componentes eletrônicos.

Segundo Fred Paulino, coordenador geral e pedagógico do projeto, o Hacklab Volante se propõe a “discutir a tecnologia como ferramenta de transformação social, a fim de estimular o pensamento crítico e promover o acesso e a melhor compreensão do público em geral ao universo eletrônico”.

Acessibilidade

O ônibus conta com recursos de acessibilidade, como rampa de acesso para cadeirantes e audioguia para uso por pessoas com deficiência visual.

“Hoje é um pré-requisito de todo projeto cultural trabalhar de forma acessível, democrática, inclusiva”, comenta Fred. “A gente busca apresentar às pessoas essa linguagem artística, que é acessível, que trata de temas muito relevantes, muito caros à sociedade, de uma forma que as aproxime”.

Sobre o Hacklab Volante

O Hacklab Volante foi criado em 2022, em Minas Gerais, e desde então já visitou quase 30 cidades em vários estados brasileiros. O projeto consiste em um laboratório que leva a espaços públicos atividades de formação em arte e tecnologia, combinadas de modo a incentivar a sustentabilidade ambiental e econômica. Ele parte de conceitos do movimento gambiologia, que se inspira na gambiarra para aplicação na arte contemporânea, um dos fundamentos do movimento.

Hacklab Volante é uma realização do Gambiologia e a circulação pelo Nordeste integra o Circuito Funarte de Artes Visuais Marcantonio Vilaça 2023, promovido pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). Depois de Natal, o micro-ônibus segue para João Pessoa (PB) e Recife (PE).

Sobre o Gambiologia

Com mais de 15 anos de existência, originário de Belo Horizonte-MG, o projeto Gambiologia começou como uma campanha, consolidou-se como coletivo e evoluiu para uma plataforma aberta de investigação criativa e conceitual. Arte, educação, tecnologia, design, experimentação, sustentabilidade e reaproveitamento de materiais se combinam no conceito e na prática da gambiarra.

A proposta é pesquisar, adaptar, improvisar e combinar elementos na criação de objetos, engenhocas e artefatos que transitam entre o eletrônico, o decorativo, o funcional e o artístico. Os resultados podem ser obras de arte ou peças utilitárias. Em gambiologia, o que importa é inventar, resgatar objetos descartados e descobrir, de forma criativa e inusitada, novas funções e maneiras de utilizá-los.

OBRAS/ARTISTAS PARTICIPANTES

1- Quadro Gambiológico Sequencial – colagem eletrônica (Fred Paulino, 2023)

2- Menor Cinema do Mundo – técnicas variadas (Autoria coletiva, 2022)

3- Máquina de Hipnose – colagem eletrônica (Fred Paulino, 2020)

4- Cromotópio – marcenaria/mecânica (Daniel Herthel, 2022)

5- Ludotecnia – sintetizador digital (Jorge Crowe, 2018)

6- Genius Gigante – jogo eletrônico (Fred Paulino e Maurício Jabur, 2022)

7- Máquina de Trotes – eletrônica antropológica (Sara Lana,2023)

8- Lavanda – sintetizador analógico (Marcelo Kraiser, 2023)

9- Máquina de Ritmos – sintetizador analógico (Marcelo Kraiser, 2023) 

10- Reco Synth – sintetizador analógico (Arthur Joly, 2022)

11- Grilo Solar – escultura eletrônica (Paulo Nenflídio, 2019)

12- Realejo eletrônico – escultura eletrônica interativa (Paulo Nenflídio, 2022)

13- Brain Machine – objeto vestível interativo (Maurício Jabur, 2022)

14- Circuit Bending Pezinho – circuit bending (Fred Paulino, 2012)

15- Atari Punk Console Goiabada – sintetizador analógico (Fred Paulino, 2010)

17- Máquina de Raio-X – objeto vestível interativo (Juliana Porfírio, 2023)

18- Mini Volare – escultura cinética (Guto Lacaz, 2024)

19- Panelinha RGB – escultura eletrônica (Fred Paulino, 2025)

PROGRAMAÇÃO

16/08: Pinacoteca Potiguar (Cidade Alta), das 10h às 16h

18/08: DEART-UFRN (Lagoa Nova), 10h às 12h e 14h às 18h

20/08: Escola Estadual Djalma Aranha Marinho (Pitimbu). Horário a definir.

22/08: Centro Social Pe. João Perestrello (Mãe Luiza), das 15h às 21h

24/08: Complexo Cultural Rampa (Santos Reis), das 13h às 19h

27/08: Escola Professor Antônio Pinto de Medeiros (Pitimbu). Horário a definir.

28/08: UERN (Potengi), 9h às 12h e 14h às 17h

Tags