As matrículas devem ser realizadas em fevereiro de 2026 e o semestre terá início em 2 de março de 2026. Foto: Pixabay

As matrículas devem ser realizadas em fevereiro de 2026 e o semestre terá início em 2 de março de 2026. Foto: Pixabay

Cotidiano

Comunicação Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia da UFRN lança editais para mestrado e doutorado

As inscrições devem ser realizadas por meio da plataforma Sigaa, utilizando a senha de acesso do sistema Gov.br. A taxa de inscrição é de R$ 70

por: Hellen Almeida, da UFRN

Publicado 12 de agosto de 2025 às 17:30

O Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia (PPgEM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), lançou na segunda-feira (11), os editais de seleção para as turmas dos cursos de mestrado e doutorado para o período letivo 2026.1. Estão sendo ofertadas 12 vagas para o doutorado e 18 para o mestrado.

O edital 002/2025 estabelece os critérios para a seleção do mestrado e o edital 003/2025 prevê os critérios para o processo seletivo do doutorado. Em ambos, o processo será composto por prova escrita, avaliação do projeto de pesquisa, arguição e análise curricular. A prova será realizada no dia 6 de outubro e o local de realização deverá ser divulgado após a homologação das inscrições. Veja os editais do mestrado e do doutorado neste link.

As vagas para o mestrado são divididas da seguinte forma: 11 para ampla concorrência; três para pessoas pretas, pardas, indígenas e quilombolas (PPIQ); duas para pessoas com deficiência (PcD); e duas para servidores efetivos ativos do quadro permanente da UFRN. Para o doutorado, as vagas estão assim dispostas: seis de ampla concorrência; duas para PPIQ; duas para PcD e duas para servidores efetivos ativos do quadro permanente da UFRN. 

As vagas são destinadas a candidatos cujos projetos de pesquisa estejam alinhados às linhas de pesquisa do programa: Estudos da Mídia e Práticas Sociais; e Estudos da Mídia e Produção de Sentidos. As descrições das duas linhas de pesquisa do programa estão disponíveis no site do PPgEM

As inscrições devem ser realizadas por meio da plataforma Sigaa, utilizando a senha de acesso do sistema Gov.br. A taxa de inscrição é de R$ 70 e pode ser paga por meio do sistema pagTesouro, usando boleto bancário, PIX ou cartão de crédito. O pagamento também pode ser feito por GRU. Neste caso, o comprovante deve ser enviado para a secretaria do curso, para este e-mail.

O período para pagamento, nas duas modalidades, vai até o prazo final das inscrições, que é 19 de setembro. É possível solicitar isenção da taxa de inscrição, nos casos previstos em lei, até o dia 15 de agosto. Para isto, o candidato deverá preencher o Requerimento de Isenção e a declaração de baixa renda, que estão em anexo nos editais, e enviá-los ao e-mail da secretaria do curso neste prazo.

Os documentos exigidos no ato da inscrição são cópias de RG e CPF; cópia do diploma de graduação para os candidatos ao mestrado, ou do diploma de mestrado para os candidatos ao doutorado – caso seja concluinte, pode apresentar histórico escolar e declaração de concluinte; cópia do currículo cadastrado e atualizado na plataforma Lattes do CNPq; ficha de avaliação das informações do Currículo Lattes (em anexo nos editais); cópia digitalizada de toda a documentação comprobatória das atividades constantes no currículo; projeto de pesquisa a ser desenvolvido no curso e, no caso de vagas de ações afirmativas, os documentos comprobatórios ou autodeclarações, conforme editais.

As matrículas devem ser realizadas em fevereiro de 2026 e o semestre terá início em 2 de março de 2026. 

Tags