Porto de Natal - Sandro Menezes/Assecom

Cotidiano

Investimento Porto de Natal recebe R$ 130 milhões em obras de infraestrutura e dragagem

Intervenções incluem reforma de galpões, sistema de energia solar e dragagem do canal

por: NOVO Notícias

Publicado 11 de agosto de 2025 às 14:30

O Porto de Natal vai passar nas próximas semanas por um conjunto de obras de modernização e manutenção. Nesta segunda-feira (11), a expectativa é de que o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, faça o anúncio oficial dos investimentos em infraestrutura portuária da capital. As obras envolvem recursos da ordem de R$ 130 milhões e contemplam ações como a reforma de armazéns, implantação de sistema de energia solar e dragagem do canal de acesso ao terminal marítimo

A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) já assinou o contrato para a reforma dos armazéns e galpões, junto com a implantação do sistema de energia fotovoltaica. A ordem de serviço está prevista para ser emitida ainda na primeira quinzena de agosto. Essas duas obras, consideradas prioritárias, já tiveram mais da metade do orçamento liberado. O valor estimado para essa etapa é de R$ 10 milhões.

Também já contam com recursos parciais as obras de implantação das defensas do cais, com início previsto para setembro de 2025. O investimento estimado nesta etapa é de R$ 10 milhões. As defensas são estruturas que protegem o cais contra impactos diretos de embarcações, contribuindo para a segurança das operações portuárias.
Outra frente de intervenção prevista é a dragagem de manutenção no canal de acesso ao Porto de Natal.

O objetivo é aprofundar o canal para 12,5 metros, além de promover a readequação da bacia de evolução e possível retificação do canal de acesso externo. A medida visa ampliar a capacidade de operação do porto, permitindo a manobra de navios com até 237 metros de comprimento.

O edital para a contratação da dragagem foi lançado em março deste ano e as propostas foram abertas no dia 25 de junho. No momento, o processo encontra-se na fase de homologação do vencedor da licitação.

No entanto, a execução do serviço ainda depende da entrada formal da obra no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), por meio de apreciação pelo Comitê Gestor do PAC (CGPAC).

A previsão é de que a dragagem seja realizada até julho de 2026, com um investimento estimado em R$ 60 milhões. Esse montante ainda está em fase de tratativas para viabilização orçamentária.

A instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica no Porto de Natal é uma das iniciativas que visam reduzir o consumo de energia elétrica convencional e tornar a operação portuária mais sustentável.

Os painéis solares serão instalados nos galpões reformados e devem suprir parte da demanda energética das instalações. A expectativa é de que essa ação traga ganhos ambientais e redução de custos operacionais no médio prazo.

Já a instalação das defensas do cais faz parte do conjunto de medidas voltadas à segurança da infraestrutura portuária. Essas estruturas são fundamentais para absorver o impacto das embarcações durante o atracamento e evitar danos à estrutura física do terminal.

A Codern informou que os trâmites para liberação dos recursos restantes estão em curso e que o cronograma definitivo de execução das obras dependerá da conclusão das etapas orçamentárias e da formalização dos contratos.

Além das obras diretamente no Porto de Natal, o Ministério dos Portos iniciou as discussões para que a Codern assuma a responsabilidade pela execução das obras de proteção dos pilares (dolfins) da Ponte Newton Navarro. Atualmente, a gestão da ponte está sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

O edital para a execução dos dolfins deve ser publicado nos próximos dias, e os investimentos previstos para essa intervenção são da ordem de R$ 50 milhões. Os dolfins são estruturas de contenção e proteção instaladas ao redor dos pilares da ponte, com o objetivo de evitar impactos diretos de embarcações e preservar a estabilidade da estrutura.

A proposta de transferência do projeto para a Codern ainda depende de confirmação oficial por parte do Dnit. Caso a medida seja concretizada, a execução da obra será incorporada ao escopo da estatal responsável pela gestão do Porto de Natal.

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