Dia dos Pais: conheça a origem da data no Brasil e no mundo
A origem do Dia dos Pais remonta ao início do século XX nos Estados Unidos, quando uma norte-americana chamada Sonora Smart Dodd teve a ideia de homenagear seu pai. William Jackson Smart era um veterano de guerra que criou seus seis filhos sozinho. A jovem pediu apoio à Associação Ministerial da cidade de Spokane para a iniciativa.
A primeira comemoração ocorreu em junho de 1910, mês de nascimento do pai de Sonora. A data só foi oficializada nos Estados Unidos em 1966, quando o presidente Lyndon Johnson decretou que a comemoração seria no terceiro domingo de junho. Seis anos depois, o presidente Richard Nixon determinou que o Dia dos Pais seria feriado em todo o país.
No Brasil, a data foi instituída em 1953 por Sylvio Bhering, então diretor do jornal O Globo e da rádio Globo. A iniciativa fez parte de uma campanha publicitária para incentivar as vendas do comércio. Inicialmente restrita ao Rio de Janeiro, a celebração se expandiu por todo o país.
Inicialmente, a data escolhida no Brasil foi 16 de agosto, dia de São Joaquim, pai de Maria e avô de Jesus. Posteriormente, a celebração foi alterada para o segundo domingo do mês, como é comemorada atualmente.
A data da comemoração, no entanto, é diferente em outros países. Na Espanha, Portugal e Itália, o dia é celebrado em 19 de março, dia de São José. Na Rússia, os pais são homenageados no Dia do Defensor da Pátria, em 23 de fevereiro, uma data que honra os membros do exército.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias