Marcelo Johnny Viana Bastos, de 32 anos, conhecido como Marcelo Pica-Pau - Foto: Reprodução
Golpistas estão usando a morte de Marcelo Johnny Viana Bastos, o “Marcelo Pica-Pau”, para aplicar o golpe da facção e extorquir moradores no Rio Grande do Norte. O criminoso, que era considerado o mais procurado do estado, foi morto em um confronto com a polícia no último dia 27 de julho.
O golpe funciona por meio de uma ligação telefônica, geralmente com um DDD de outro estado. Na chamada, os estelionatários se passam por membros de uma organização criminosa e exigem o pagamento de “taxas de segurança”.
Em vídeo que circula nas redes sociais uma comerciante da Zona Norte de Natal gravou o telefonema feito pelos estelionatários. No áudio, eles usam a morte de “Pica-Pau” como pretexto de extorqui-la, afirmando que o confronto ocorreu por causa de denúncias de moradores e que agora precisam de ajuda financeira para advogados de outros membros presos.
Durante a conversa, os golpistas fazem ameaças claras, afirmando que quem não colaborar terá o estabelecimento fechado ou será forçado a se mudar. “No dia de hoje, aquele que virar as costas pra nós, negar ajuda, infelizmente, vai tá tendo o estabelecimento fechado”, diz um dos golpistas em uma gravação.
A Polícia Civil já abriu investigação sobre as tentativas deste tipo de golpe em Natal. A recomendação oficial é não pagar valores, não negociar e denunciar imediatamente o crime à Polícia Civil ou através do Disque-Denúncia, pelo número 181.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias