Diego Breno, colunista de Esportes do NOVO Notícias

Diego Breno, colunista de Esportes do NOVO Notícias

Esporte

Opinião Diego Breno: o ABC conseguiu normalizar o seu carma

por: NOVO Notícias

Publicado 28 de julho de 2025 às 15:45

Normalizaram o karma

Olá, pessoal! Inicio o Toque de Letra desta semana perguntando: Qual é a do ABC? Precisa levar a sério a frase “o jogo só acaba quando termina”? Esse fado kármico que o alvinegro tem trazido nas últimas temporadas já passou do convite à transformação para situações corriqueiras sem perspectiva alguma. A prova viva foi na partida de sábado diante do Floresta onde entra na prateleira das mais fracas que a equipe, comandada por Rodrigo Santana apenas em quatro jogos, fez este ano. Seria pedir muito que nos cinco jogos que restam esse processo do karma seja resolvido para a permanência do time?

Calculadora em mãos

Sei que desde o começo da Série C o ABC já utiliza a calculadora para fazer as contas da permanência. Faltando apenas cinco jogos, o alvinegro precisaria conquistar cinco pontos dos quinze que ainda estão na disputa. Com exceção do Caxias, todos os outros adversários (Figueirense, Guarani, Retrô e Itabaiana) são confrontos diretos e que em hipótese alguma poderá perder pontos. Mais do que decisão, o ABC sabe que se vacilar diante deles sua permanência na Série C correrá mais do que sérios riscos.

Agora é pra valer!

Para quem estava muito de boa em seu grupo, o América fez aquilo que precisava. Não tomou susto sequer e venceu tranquilo. Como recompensa – e que baita recompensa – conseguiu terminar na liderança do grupo. Ou seja, o triunfo de ontem foi muito além daquilo que se imaginava. Mas para um time que precisou recalcular a rota e ter feito duas apresentações positivas, não tem como não criar boas expectativas para o mata-mata. Que venha a Juazeirense!

Um velho conhecido

É claro que o momento é outro, mas não tem como o América não trazer para o presente a possibilidade do gostinho de vingança. Por mais que tenham se enfrentado este ano pela Copa do Nordeste, a chance de eliminar a equipe que tirou o sonho de 2017 seja esse up a mais. O fato da Juazeirense ter terminado em quarto do seu grupo não significa que será um jogo fácil. Uma outra Série D se inicia. Mas pelo que vi desse América mais organizado, uma outra vitória este ano pra cima deles irá acontecer.

Se não tivesse vacilado…

Só depois que as coisas acontecem é que utilizamos o famoso “se”. O Santa Cruz de Natal encerra sua participação na Série D com um gostinho de que não poderia ter vacilado. O confronto direto contra o Ferroviário – nos dois jogos – foi determinante para que o time potiguar não conquistasse a última vaga para a segunda fase. Até compreendo que o time passou por algumas dificuldades. No entanto, impossível o “se” não ficar martelando a cabeça de jogadores, comissão técnica, entre outros.

O novo lanterna do grupo

Pela sétima rodada do Brasileirão de Futsal, o América tá muito aquém do que se espera e perdeu mais uma na competição. A derrota dessa vez foi diante do Paraná Clube por 2×1. O resultado negativo colocou o time potiguar na última colocação do grupo com apenas quatro pontos. A matemática ainda permite que o alvirrubro possa se classificar, tendo em vista que restam apenas três partidas – apenas uma a ser realizada em casa. De toda forma, uma campanha muito abaixo.

Bicampeão

Foi encerrado ontem mais uma edição da Copa Norte/Nordeste de Futebol de Amputados. O torneio, que contava com oito clubes, teve o Bahia como o grande campeão – aliás, bicampeão. A SADEF representou o RN, mas infelizmente acabou nem avançando às fases decisivas e terminou a competição com uma vitória e duas derrotas. A Copa Norte/Nordeste de Futebol de Amputados foi realizada aqui em Natal. Bom, é isto! Desejo uma ótima semana e cuide-se bem! Um abraço e até a próxima!