Quatro em cada dez brasileiros estão endividados e a maioria sente o impacto dessa situação também na saúde emocional. O dado é de uma pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que mostra como as contas tiram o sono de muitas famílias no país.
O levantamento revela que a preocupação com as contas compromete a saúde. Segundo o estudo, 77% dos entrevistados afirmam que o endividamento afeta a saúde emocional, relações familiares e a qualidade de vida.
Entre os endividados, 37% acreditam que vão quitar as dívidas este ano, mas 24% afirmam que vão demorar muito para pagar. Mais de 60% das pessoas ouvidas disseram que recorrem com frequência a algum tipo de crédito. O cartão é o mais comum, seguido por empréstimos pessoais.
Sem planejamento, esse comportamento pode levar a um endividamento descontrolado devido aos juros altos. Uma fatura de mil reais no cartão de crédito, por exemplo, pode chegar a quase R$ 1.600 se a conta ficar atrasada por três meses.
O estudo ouviu três mil pessoas nas cinco regiões do país e constatou que 55% dos entrevistados admitiram entender pouco ou nada de educação financeira.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias