Desde o diagnóstico, Preta Gil compartilhou publicamente os desafios do tratamento contra o câncer. Foto: Instagram

Desde o diagnóstico, Preta Gil compartilhou publicamente os desafios do tratamento contra o câncer. Foto: Instagram

Cotidiano

Perda Morre Preta Gil, aos 50 anos, vítima de câncer

A cantora deixa o pai, Gilberto Gil, a mãe, diversos irmãos, além de seu único filho, o músico Francisco Gil, e a neta, Sol de Maria

por: NOVO Notícias

Publicado 20 de julho de 2025 às 20:57

A cantora, empresária e apresentadora Preta Gil morreu neste domingo (20), aos 50 anos, em sua residência nos Estados Unidos, após uma longa batalha contra um câncer colorretal diagnosticado em janeiro de 2023. A notícia foi confirmada por sua assessoria de imprensa e repercutiu em todo o país.

Filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, sobrinha de Caetano Veloso e afilhada de Gal Costa, Preta Gil nasceu no Rio de Janeiro em 8 de agosto de 1974 e sempre esteve ligada ao meio artístico. Ao longo da carreira, construiu sólida trajetória também como apresentadora e empresária, sendo responsável por projetos como a agência Mynd e o já tradicional “Bloco da Preta” no Carnaval carioca.

A cantora deixa o pai, Gilberto Gil, a mãe, diversos irmãos, além de seu único filho, o músico Francisco Gil, e a neta, Sol de Maria. Francisco, fruto do relacionamento de Preta com o ator Otávio Müller, acompanhou os últimos dias da mãe nos Estados Unidos, junto a amigos próximos.

Desde o diagnóstico, Preta Gil compartilhou publicamente os desafios do tratamento contra o câncer, passando por cirurgias, quimioterapia e períodos de remissão e recidiva da doença. Em agosto de 2023, celebrou a retirada do tumor e o término do tratamento inicial, mas a doença voltou em 2024, obrigando a artista a retomar as terapias. Ela buscou tratamentos tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, onde veio a falecer após uma piora no quadro de saúde nos últimos dias.

Dona de voz marcante e personalidade irreverente, Preta ficou conhecida por promover a diversidade e representar minorias, lutando contra o racismo, a gordofobia e preconceitos de gênero no país. Colecionou sucessos em seis discos, comandou programas de televisão e marcou gerações com sua postura aberta e corajosa.

Além das conquistas artísticas, Preta Gil deixa como legado a luta por causas sociais, a valorização da autoestima de mulheres e pessoas negras e LGBTQIA+ e a defesa do diagnóstico precoce do câncer.

Tags