José Maria Marin era o presidente da CBF na Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Foto: Ricardo Stuckert / CBF

José Maria Marin era o presidente da CBF na Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Foto: Ricardo Stuckert / CBF

Cotidiano

Luto Morre José Maria Marim, ex-presidente da CBF, aos 93 anos

A causa da morte não foi informada. Marin estava internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O dirigente comandou a CBF entre 2012 e 2015 após a renúncia de Ricardo Teixeira. Foi sucedido por Marco Polo del Nero

por: Com informações do GE

Publicado 20 de julho de 2025 às 10:11

O ex-presidente da CBF, José Maria Marin, morreu neste domingo (20), aos 93 anos, em São Paulo (SP). O velório acontecerá na parte da tarde na capital paulista. A causa da morte não foi informada. Marin estava internado no hospital Sírio-Libanês. José Maria Marin deixa esposa, um filho e dois netos.

Advogado, Marin também foi vereador e deputado estadual por São Paulo entre as décadas de 1960 e 70. Foi vice-governador de Paulo Maluf nos anos 1980 e chegou a assumir o governo paulista em 1982 quando Maluf foi disputar eleições. Na ocasião, na ditadura militar, os governadores eram escolhidos por parlamentares alinhados ao regime militar em eleição indireta.

Mais ou menos no mesmo período presidiu a Federação Paulista de Futebol entre 1982 e 1988 e chefiou a delegação brasileira na Copa do Mundo de 1986, no México. O dirigente comandou a CBF entre 2012 e 2015 após a renúncia de Ricardo Teixeira. Foi sucedido por Marco Polo del Nero.

Em 2015, Marin chegou a ser preso na Suíça em uma operação do FBI em investigação de corrupção na Fifa. Ele foi levado aos EUA, onde foi julgado e condenado à prisão. Ele voltou ao Brasil em 2020, libertado durante a pandemia de Coronavírus. Em 2023 o dirigente sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) em São Paulo.

O prédio que sedia a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no Rio de Janeiro, no bairro da Barra da Tijuca, foi inaugurado em 2014 sob a presidência de Marin. Ele o batizou com seu próprio nome que aparecia na fachada (José Maria Marin).

O nome de Marin saiu da fachada ainda na presidência de Marco Polo Del Nero, seu sucessor, em meio às prisões na Suíça. Mais adiante, Rogério Caboclo retirou também a placa de “batismo” do prédio de dentro da sede. A fachada tem há tempos a inscrição “Casa do Futebol Brasileiro.

Tags