O festival acontece entre os dias 23 e 29 de agosto - Foto: Bowen Liu
Entre partituras e teclas, o piano volta a ser protagonista na cena cultural de Natal. Ao longo da última semana de agosto, músicos, pesquisadores e estudantes se reúnem para compartilhar experiências, aprofundar estudos e valorizar a arte da performance pianística. É nesse contexto que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) se prepara para receber mais uma edição de um dos principais eventos da área musical promovidos pela instituição.
Organizado pela Escola de Música (EMUFRN), o 6º Festival de Piano de Natal: Conexões Pianísticas acontece entre os dias 23 e 29 de agosto, no auditório Onofre Lopes e Oriano de Almeida. A programação inclui concertos, oficinas, palestras, masterclasses, apresentações de pesquisa e conta com a participação de professores convidados do Brasil e do exterior, por meio de parceria com a Universidade de Iowa.
Criado em 2013 e com edições bienais, o Festival tem como foco a integração entre ensino, pesquisa e prática artística, reunindo docentes, pesquisadores, estudantes e músicos de diferentes regiões do Brasil e do exterior. Em sua sexta edição, o evento busca ampliar o público e promover maior interação com a comunidade local, incluindo apresentações e atividades formativas em espaços dentro e fora da Universidade.
Os organizadores reforçam o envolvimento dos alunos da graduação e da pós-graduação da EMUFRN, que fortalecem seus conhecimentos por meio de vivências práticas e acadêmicas. “A proposta do Festival é promover a formação musical, a valorização da arte e o intercâmbio cultural, reunindo pianistas consagrados e jovens talentos’’, explica a professora e organizadora do evento, Joana Holanda.
Entre os temas abordados nas atividades estão o ensino do piano, a saúde do músico, a profissionalização na área e a diversidade estilística do instrumento. “É uma oportunidade única de aprendizado e troca de experiências, tanto para estudantes quanto para músicos profissionais, que contribui diretamente para o fortalecimento da cena musical no Nordeste”, destaca Joana.
O evento consolida intercâmbios entre instituições brasileiras e internacionais, como o acordo de cooperação entre a UFRN e a Universidade de Iowa. Também amplia a visibilidade das ações desenvolvidas pelos grupos de pesquisa e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS/UFRN).
Os concertos e as palestras são gratuitos e abertos à comunidade. As oficinas e masterclasses necessitam de inscrição de via Sigaa. Mais informações e a programação completa podem ser encontradas no Instagram @conexoespianisticas.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias