Foto: Marline Negreiros/NOVO Notícias

Cotidiano

Educação Natal se transforma na capital da educação a partir desta quinta-feira

O encerramento acontece nos dias 24, 25 e 26 com a 6ª edição da ExpoEduc no Centro de Convenções de Natal – hoje considerada o segundo maior congresso de educação do país e o maior do Norte/Nordeste

por: NOVO Notícias

Publicado 16 de julho de 2025 às 11:43

A cidade do Natal será, a partir desta quinta-feira (17), palco de uma verdadeira maratona educacional. Com o lançamento oficial realizado nesta terça (16), na sede da CDL Natal, foram apresentados os dois grandes eventos que vão movimentar a capital potiguar até o fim do mês: o Natal Capital da Educação e a ExpoEduc 2025. A iniciativa conjunta pretende transformar Natal em um polo nacional de discussão, capacitação e valorização da educação.

Promovido pela Associação Natal Capital da Educação, com apoio da CDL Natal e realização da ExpoEduc, o projeto vai mobilizar professores, gestores escolares, estudantes e especialistas em uma programação intensa e gratuita que acontece de 17 a 26 de julho, em diversos pontos da cidade. O encerramento acontece nos dias 24, 25 e 26 com a 6ª edição da ExpoEduc no Centro de Convenções de Natal – hoje considerada o segundo maior congresso de educação do país e o maior do Norte/Nordeste.

Durante a coletiva de imprensa, o presidente da CDL Natal, José Lucena, destacou a importância de iniciativas como essa para transformar a cidade e o estado por meio da educação. “Só com educação conseguimos melhorar a qualidade de vida do nosso povo. O Natal Capital da Educação assume essa responsabilidade de puxar para Natal a missão de melhorar nosso plano educacional e valorizar os profissionais da área. A CDL está aqui exatamente para apoiar esse sonho que agora se torna realidade”, afirmou Lucena.

Bruno Félix, presidente da Associação Natal Capital da Educação, reforçou que a iniciativa é inspirada em grandes festivais como o Rock in Rio, mas com foco no conhecimento. “Queremos fazer da educação um espetáculo que impacte diretamente a sociedade. É uma maratona que começa agora e que pretende deixar legado. Teremos oficinas, palestras, formações e vivências práticas em diversos polos da cidade, todas gratuitas. A ideia é formar, engajar e transformar”, explicou.

ExpoEduc: educação em cena nacional
Responsável pela ExpoEduc, o CEO e idealizador do evento, Crislan Viana, relembrou a trajetória da feira, iniciada em 2018, e destacou seu crescimento. “Hoje, a ExpoEduc é o maior evento de educação do Nordeste e o segundo do Brasil e da América Latina. Ela atrai profissionais de todo o país e também do exterior, impulsionando não só o debate pedagógico, mas a economia local. Estamos muito felizes com a parceria com a CDL Natal, que foi a primeira no Brasil a ter uma diretoria voltada exclusivamente para a educação”, comemorou.

Além da programação voltada para formação e atualização dos educadores, a ExpoEduc também promove ações sociais como a arrecadação de alimentos e distribuição gratuita de ingressos para professores da rede pública.

Presente na coletiva, o secretário municipal de Educação, Aldo Fernandes, reforçou o compromisso da gestão com o projeto e destacou as parcerias estratégicas envolvidas. “Estamos trabalhando com uma visão de educação empreendedora, social e pedagógica. Queremos mudar o cenário do IDEB em Natal e no RN. Isso passa pela valorização do professor, pela reestruturação da rede escolar e por eventos como este, que posicionam a cidade como referência nacional em educação e turismo educacional”, afirmou.

A programação completa do Natal Capital da Educação e da ExpoEduc 2025 está disponível nos sites oficiais dos eventos ( https://natalcapitaldaeducacao.com.br/) e (expoeduc.com.br). Todas as atividades são gratuitas, e os interessados devem realizar inscrição antecipada.

Tags