Com a liberação do tráfego na Ponte de Igapó, a STTU anunciou novos horários da faixa reversível. Foto: DNIT

Com a liberação do tráfego na Ponte de Igapó, a STTU anunciou novos horários da faixa reversível. Foto: DNIT

Cotidiano

Melhora Dnit anuncia liberação do tráfego na Ponte de Igapó. Faixa reversível tem novos horários. Confira

Segundo o superintendente, a previsão inicial era que a liberação só acontecesse no final do mês, mas o DNIT conseguiu antecipar esse cronograma

por: NOVO Notícias

Publicado 23 de maio de 2025 às 15:39

O superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Getúlio Batista, anunciou em entrevista à 98FM que a Ponte de Igapó deve ser totalmente liberada para o tráfego até o final da tarde desta sexta-feira (23).

Segundo o superintendente, a previsão inicial era que a liberação só acontecesse no final do mês, mas o DNIT conseguiu antecipar esse cronograma. “Nós íamos entregar e liberar o tráfego 100% até o final do mês, ou seja, o final do mês é dia 31, dia 30 ou 31. E estávamos fazendo o possível e o impossível para liberar ainda amanhã, mas conseguimos para que isso ocorra isso no final da tarde de hoje”, afirmou.

Ele fez apenas uma ressalva com relação à previsão: “O único empecilho é se uma máquina quebrar. Mas é quase que impossível. Ou uma chuva agora na parte da tarde, que a gente acha também que não vai acontecer porque o sol tá, o tempo tá bem aberto. Tá? Então é possível sim liberar o trânsito 100% ainda no dia de hoje”.

Getúlio Batista lembrou que a obra tem 1 ano e 7 meses, já que a ordem de serviço foi assinada em outubro de 2022. E que a ponte em seus 56 anos de história jamais tinha passado por nenhum tipo de manutenção.

Com a liberação do tráfego total na Ponte de Igapó, oficializada pelo DNIT, a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) informou os novos horários de operação para a faixa reversível na Av. Felizardo Moura.

Com o novo cenário viário da região, a via passará a funcionar com o seguinte esquema de horários:

• Das 5h às 11h59 – Faixa liberada no sentido Zona Norte / Centro • Das 12h às 12h29 – Faixa fechada para ajustes operacionais • Das 12h30 às 22h59 – Faixa liberada no sentido Centro / Zona Norte • Das 23h às 4h59 – Faixa fechada

A STTU reforça a importância dos condutores estarem atentos à sinalização e respeitarem os horários de funcionamento para garantir a segurança e fluidez no trânsito. Agentes de mobilidade estarão monitorando a operação para orientar os motoristas e garantir o cumprimento das determinações.

A reestruturação do Complexo Viário da Ponte Presidente Costa e Silva (Ponte de Igapó), sobre o Rio Potengi, localizada na rodovia BR-101/RN, no município de Natal, tem um investimento previsto de R$ 30 milhões.

As intervenções fazem parte do projeto de execução das obras de reabilitação da Obra de Arte Especial, no âmbito do Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (PROARTE). Todo o complexo está sendo restaurado, abrangendo desde as fundações até a superestrutura que é composta por faixas de rolamento, passeios de pedestres, juntas de dilatação, entre outros.

Na reestruturação da OAE será implantada uma estrutura cicloviária, em conformidade com a legislação vigente, garantindo maior acessibilidade e segurança aos ciclistas. A conclusão da intervenção ocorre após a recuperação da infra, meso e superestruturas, além de obras nos dispositivos de segurança e sinalização viária. A previsão é que os trabalhos sejam finalizados no primeiro semestre de 2025.

Essas intervenções são essenciais para a revitalização de um dos principais eixos de mobilidade da cidade, que atende um volume de tráfego de aproximadamente 70 mil veículos diariamente, e é fundamental para a integração viária da região metropolitana de Natal.

O Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (PROARTE) é responsável pelo gerenciamento de serviços de manutenção e de reabilitação em Obras de Arte Especiais (OAEs) – pontes, túneis, viadutos, passarelas e estruturas de contenção – que integram a malha rodoviária federal em todo o país.

Desenvolvido pela Coordenação-Geral de Manutenção e Restauração Rodoviária (CGMRR), programa prevê intervenções nas OAEs por meio da avaliação dos critérios técnicos estabelecidos no Plano Nacional de Manutenção Rodoviária (PNMR).

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