Paulo Faria atua no ensino, pesquisa e extensão focado no desenvolvimento da Aquicultura - Foto: Reprodução/Redes Sociais
Professor da UFRN desde 2009, Paulo Faria dedica-se ao ensino, pesquisa e extensão nas áreas de piscicultura e aquicultura ornamental, formando profissionais e fortalecendo o setor produtivo no RN
Publicado 20 de maio de 2025 às 17:00
O professor Paulo Faria, da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN), está entre os finalistas do Prêmio Aline Brum e Geraldo Bernardino – Personalidades Brasileiras da Aquicultura 2025, que reconhece profissionais de destaque no setor aquícola brasileiro. A escolha dos vencedores ocorre por meio de votação popular, aberta ao público até 24 de maio. Qualquer pessoa pode apoiar os finalistas, e a votação está disponível neste link.
Os vencedores serão anunciados até o final deste mês. A cerimônia de premiação acontecerá em 26 de junho, durante a Aquishow Brasil 2025, um dos maiores eventos de inovação e negócios do setor aquícola, que ocorre entre os dias 26 e 29 de junho, em Uberlândia (MG).
Médico-veterinário pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Paulo Faria possui mestrado e doutorado em Zootecnia. Professor da UFRN desde 2009, dedica-se ao ensino, pesquisa e extensão nas áreas de piscicultura e aquicultura ornamental, formando profissionais e fortalecendo o setor produtivo no Rio Grande do Norte e em outras regiões.
Entre 2023 e 2025, esteve cedido ao Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), onde ocupou cargos estratégicos, como Diretor do Departamento de Desenvolvimento e Inovação da Aquicultura e Secretário Nacional de Aquicultura substituto. No período, coordenou políticas públicas voltadas à capacitação profissional, inovação tecnológica, sustentabilidade e inclusão produtiva.
Impacto no Rio Grande do Norte
Sob sua gestão no MPA, o setor aquícola do estado avançou em diversas frentes. O Pronatec Aquicultura foi reativado, ampliando o acesso à qualificação profissional. O curso Multiplicadores Aquícolas teve ampla adesão entre produtores e estudantes. Também foram garantidos investimentos para modernizar laboratórios da EAJ/UFRN, do Departamento de Oceanografia e Limnologia (DOL/UFRN) e da UFERSA.
Outro destaque foi a assistência técnica especializada oferecida em parceria com o Senar, beneficiando diretamente 380 aquicultores em várias regiões do estado. “Estar entre os finalistas deste prêmio é uma grande honra. Vejo isso como um reconhecimento à trajetória que venho construindo em prol da aquicultura no Brasil”, afirma Faria.
Sua indicação ao prêmio é vista pela comunidade acadêmica da UFRN, sobretudo da EAJ, como um reconhecimento nacional à atuação técnica, institucional e estratégica de Paulo Faria no desenvolvimento da aquicultura brasileira.
Mais informações sobre o Aquishow Brasil Brasil 2025, podem ser encontradas no site oficial do evento.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias