Chuvas no RN – Foto: Carmen Felix
O município de São José de Mipibu é o que registra o maior volume de chuvas em todo o país nesta terça-feira (28), segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). A cidade potiguar registra acúmulo de 375 milímetros (mm) nas últimas 24 horas. O volume de chuvas causou diversos problemas ao município, como pontos de alagamentos em várias comunidades, incluindo a interrupção de um trecho da BR-101.
Ainda de acordo com o Cemaden, outras cidades da Região Metropolitana de Natal também registram chuvas acima dos 200 mm nas últimas 24 horas. A capital do estado, por exemplo, tem pluviosidade acumulada acima dos 230 mm. Goianinha, outra cidade afetada, acumula 203 mm.
![]()
Os volumes pluviométricos do Rio Grande dos Norte são superiores ao de regiões que enfrentam graves problemas relacionados com chuvas torrenciais, como a cidade de Navegantes, em Santa Catarina, que soma 110 mm nesta terça-feira.
A média histórica de chuvas para São José de Mipibu é de 26,6 milímetros para o mês de novembro, segundo dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), que monitora os volumes pluviométricos dos municípios potiguares Além disso, o volume das últimas 24 horas já é superior à soma das médias históricas para o município nos meses de agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro.
Média histórica de chuvas em São José de Mipibu
Brejinho – 352 mm
Goianinha – 202 mm
São José Mipibu – 375 mm
Parnamirim – 200 mm
Natal
238 mm – Cidade Alta
236 mm – Pajuçara
232 mm – N. S. da Apresentação
201 mm – Ponta Negra
172 mm – Guarapés I
104 mm – Neópolis
Fonte: Cemaden
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias