Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) “Vital de Oliveira” - Ascom Porto de Maceió
Inscrições vão até 26 de setembro; vencedores das categorias Fundamental, Médio e Superior visitarão o navio “Vital de Oliveira” e ganharão tablets
Publicado 26 de agosto de 2025 às 11:36
O Centro de Excelência para o Mar Brasileiro (Cembra) abriu as inscrições para a terceira edição de seu Concurso de Redação, que neste ano tem como tema “A Cultura Oceânica”. Estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e do Ensino Superior de todo o Brasil podem participar.
As inscrições podem ser feitas até 26 de setembro de 2025, através do site oficial do Cembra. Os primeiros colocados de cada categoria serão premiados com um tablet e uma visita ao Navio de Pesquisa Hidroceanográfico “Vital de Oliveira”, uma referência mundial em pesquisas oceanográficas da Marinha do Brasil, localizado no Rio de Janeiro.
As dez melhores redações de cada nível também receberão diplomas e o livro “O Brasil e o Mar no Século XXI”.
Vencedor das duas primeiras edições, o Aspirante da Escola Naval Yuri Ricardo afirma que o prêmio o ajudou a desenvolver sua escrita e a ampliar sua visão sobre o mar. “Ser premiado pelo Cembra abriu meus olhos para o poder de contribuir com o desenvolvimento de uma mentalidade brasileira mais consciente sobre o mar”, disse.
A expectativa da organização é superar o número de inscritos da edição anterior, que recebeu 715 textos de 19 estados. A escolha do tema está em sintonia com o compromisso assumido pelo Brasil em abril deste ano, de incluir a “Cultura Oceânica” nos currículos escolares nacionais.
Serviço:
Inscrições: até 26 de setembro de 2025.
Regulamento e inscrições: https://cembra.org.br/terceiro-concurso-redacao
Prêmios: visita ao Navio de Pesquisa Hidroceanográfico “Vital de Oliveira”, tablets, diplomas e livros.
Público-alvo: estudantes do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), Médio e Superior.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias